Image Map

18 de outubro de 2023

Druk

 ۞ ADM Sleipnir


Druk (tibetano padrão: འབྲུག, dzongkha: འབྲུག་) é o "Dragão do Trovão" da mitologia tibetana e butanesa, sendo também um símbolo nacional do Butão, país interior localizado no sul da Ásia, no extremo leste dos Himalaias. Há poucas fontes históricas sobre o aspecto mitológico do dragão, e muitos estudiosos acreditam que seja uma variante do Long (dragão) chinês, que também tem a capacidade de provocar tempestades e trovões.

Um druk aparece na bandeira do Butão, segurando joias para representar riqueza. No idioma dzongkha, o Butão é chamado de Druk Yul, que significa "Terra do Druk", e os líderes butaneses são chamados de Druk Gyalpo, que se traduz como "Reis do Dragão do Trovão". O hino nacional do Butão, Druk tsendhen, se traduz para o inglês como "Reino do Druk".

Bandeira do Butão

O druk foi adotado como emblema pela seita Drukpa, que teve origem no Tibete e se espalhou para o Butão. De acordo com relatos tradicionais, quando o fundador da seita, Tsangpa Gyare, começou a construir o mosteiro de Ralung, ocorreu uma tempestade violenta. O trovão, ou a "Voz da Nuvem", é visto como o rugido do dragão. Acreditando que isso era um presságio, ele nomeou o mosteiro como Drug-Ralung, acrescentando a expressão "dragão do trovão" ao nome. Os discípulos do mosteiro eram conhecidos como Drugpa, ou "Aqueles do Trovão". Na década de 1900, o Grande Lama do Butão usava um chapéu com dragões do trovão para simbolizar as origens da seita. À medida que a seita se tornou mais popular, estabeleceu mosteiros no que hoje é o Butão, resultando na região ser conhecida como Druk Yul, ou Terra do Trovão, tanto entre os tibetanos quanto entre os butaneses.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby