۞ ADM Sleipnir
Druk (tibetano padrão: འབྲུག, dzongkha: འབྲུག་) é o "Dragão do Trovão" da mitologia tibetana e butanesa, sendo também um símbolo nacional do Butão, país interior localizado no sul da Ásia, no extremo leste dos Himalaias. Há poucas fontes históricas sobre o aspecto mitológico do dragão, e muitos estudiosos acreditam que seja uma variante do Long (dragão) chinês, que também tem a capacidade de provocar tempestades e trovões.
Um druk aparece na bandeira do Butão, segurando joias para representar riqueza. No idioma dzongkha, o Butão é chamado de Druk Yul, que significa "Terra do Druk", e os líderes butaneses são chamados de Druk Gyalpo, que se traduz como "Reis do Dragão do Trovão". O hino nacional do Butão, Druk tsendhen, se traduz para o inglês como "Reino do Druk".
Bandeira do Butão |
O druk foi adotado como emblema pela seita Drukpa, que teve origem no Tibete e se espalhou para o Butão. De acordo com relatos tradicionais, quando o fundador da seita, Tsangpa Gyare, começou a construir o mosteiro de Ralung, ocorreu uma tempestade violenta. O trovão, ou a "Voz da Nuvem", é visto como o rugido do dragão. Acreditando que isso era um presságio, ele nomeou o mosteiro como Drug-Ralung, acrescentando a expressão "dragão do trovão" ao nome. Os discípulos do mosteiro eram conhecidos como Drugpa, ou "Aqueles do Trovão". Na década de 1900, o Grande Lama do Butão usava um chapéu com dragões do trovão para simbolizar as origens da seita. À medida que a seita se tornou mais popular, estabeleceu mosteiros no que hoje é o Butão, resultando na região ser conhecida como Druk Yul, ou Terra do Trovão, tanto entre os tibetanos quanto entre os butaneses.
a minha ideia é o werelynx
ResponderExcluir