۞ ADM Sleipnir
Arte de Pilastrum |
Maman Brigitte (francês, "Mamãe Brigitte"; também conhecida como Gran Brigitte, Grann Brigitte, Manman, Manman Brigit e Maman Brijit) é um loa (lwa) da morte e dos cemitérios no vodu haitiano. Ela é a consorte ou esposa de Baron Samedi, outro poderoso loa da morte, e juntos, eles são responsáveis pelo grupo de espíritos atrevidos e turbulentos conhecido como Guedês.
Origens e Sincretismo
Ao contrário de outros loas do vodu, que têm origens na África, Maman Brigitte não possui suas origens no continente africano. Em vez disso, acredita-se que tenha vindo da Irlanda, na forma da deusa celta Brigid, e de sua associada, Santa Brígida de Kildare. Durante os séculos de colonização britânica, muitos ingleses, escoceses e irlandeses se viram entrando em sistemas de servidão contratada. Quando foram transportados para o Caribe e a América do Norte, esses servos - muitos deles mulheres - trouxeram suas tradições consigo. Por causa disso, a deusa Brigid logo se viu em companhia dos loas, que haviam sido levados para novas terras por povos escravizados trazidos à força da África.
Alguns estudiosos questionam as conexões entre Maman Brigitte e Brigid, argumentando que são exageradas e até mesmo forjadas, enquanto outros argumentam que o nome, aparência, dentre outros elementos, são paralelos muito fortes para serem ignorados.
Santa Brígida de Kildare |
Em alguns sistemas de crença sincrética, Maman Brigitte é retratada como Maria Madalena, refletindo a influência católica sobre a religião vodu.
Iconografia
Devido às suas origens irlandesas, Maman Brigitte é frequentemente retratada com pele clara e cabelos longos e ruivos, embora possa ser representada com cabelos negros. Seu rosto costuma ser pintado de branco, semelhante a uma caveira e ao estilo de seu marido. Ela geralmente traja um vestido de noiva elegante e elaborado e anda sempre descalça, de forma fantasmagórica. Maman Brigitte é às vezes representada em trajes brilhantes e abertamente sensuais.
Arte de Numen XIV |
Poderes
Maman Brigtite pode ser invocada para várias questões. Ela está associada à cura, especialmente de doenças sexualmente transmissíveis, fertilidade e julgamento divino. Se alguém sofre de uma doença de longa duração, Maman Brigitte pode intervir e curá-lo, ou ela pode aliviar seu sofrimento reivindicando-os com a morte. Muitas vezes, ela é invocada quando alguém está nas últimas horas de vida e fica atenta enquanto eles dão seu último suspiro.
Em geral, ela é honrada principalmente por mulheres, pois Maman Brigitte é uma protetora e cuidará das mulheres que pedirem sua ajuda, especialmente em casos de violência doméstica, amantes infiéis ou parto. Ela é forte e não hesita em desencadear um discurso recheado de palavrões contra aqueles que a desagradam.
Culto e Ofertas
As cores favoritas de Maman Brigitte são roxo, preto e verde, e ela aceita com entusiasmo oferendas de velas, galos pretos e rum infundido com pimenta. Aqueles que estão possuídos por seu poder às vezes são conhecidos por esfregar rum quente e picante em seus órgãos genitais. Seu veve, ou símbolo sagrado, às vezes inclui um coração, e outras vezes aparece como uma cruz com um galo preto sobre ela.
Veve de Maman Brigitte |
Em algumas tradições da religião vodu, Maman Brigitte é venerada em 2 de novembro, que é o Dia de Todos os Santos. Outros vodouisants (praticantes de vodu) a honram em 2 de fevereiro, o dia da festa de Santa Brígida, colocando um lenço ou outra peça de roupa em um altar durante a noite e pedindo a bênção de Maman Brigitte com seus poderes de cura.
Frequentemente, o túmulo da primeira mulher a ser enterrada em um cemitério é marcado com uma cruz especial e dizem pertencer especificamente a Maman Brigitte.
Cultura Popular
- No jogo Cyberpunk 2077, existe uma personagem chamada Maman Brigitte que vem do Haiti e lidera a gangue, os Voodoo Boys;
Maman Brigitte (Cyberpunk 2077) |
- Maman Brigitte aparece como personagem jogável no MOBA online Smite, ao lado de seu marido, Barão Samedi.
- No quinto episódio da 2ª temporada da série de TV American Gods (Deuses Americanos), Maman Brigitte é retratada por Hani Furstenberg como a amante do Barão Samedi (retratado por Mustafa Shakir).
Maman Brigitte (SMITE) |
Bem curioso ela ter origem europeia ao invés de africana
ResponderExcluir