14 de fevereiro de 2024

Stökkull

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Stökkull (também Stokkull, Stöckull, Blödkuhvalur, Blökuhvalur, Blodkuhvalur ("baleia de abas"); Bloejuhvalur ("baleia velada"); Springhvalur ("baleia da primavera"); Stökkfiskar ("peixe saltador"); Sprettfiskur ("peixe corredor"); Lettir ("ágil"); Léttur ("leve"); Dettir ("caindo"); Hrosshvalur (Cavalo-Baleia, provavelmente erroneamente) é uma das Illhveli (“baleias do mal”), grupo composto por dez baleias míticas que dizem terem vagado durante os tempos medievais pelas águas que rodeiam a Islândia. Embora não seja a maior nem a mais bem armada das baleias, é notavelmente poderosa para o seu tamanho e é facilmente capaz de afundar navios com facilidade. Na verdade, seu nome é usado de maneira bastante indiscriminada para nomear várias outras baleias monstruosas com comportamento semelhante. O poeta autodidata e suposto feiticeiro islandês Jón lærði Guðmundsson (1574–1658) combinou-a com a Hrosshvalur.

Stökkull significa "saltador" ou "pulador", e esta é uma descrição adequada dos hábitos dessa baleia. Uma Stökkull tem um corpo arredondado, preto acima e branco abaixo, com cerca de 8 a 20 metros de comprimento. Possui um focinho reforçado como um aríete e uma mandíbula inferior suspensa cheia de dentes afiados. Mais notavelmente, possui abas de pele semelhantes a viseiras que cobrem seus olhos.

Arte de fanetare77

Essas abas carnudas valem a Stökkull seu nome alternativo de Blödkuhvalur ("baleia de abas"). Elas impedem a Stökkull de ver à sua frente e, para enxergar, ele precisa saltar para fora da água e olhar por baixo das abas. Algumas histórias afirmam que a Stökkull consegue ver debaixo d'água e fica cega quando salta, mas isso é menos provável. Diz-se que as depredações da Stökkull eram ainda piores no passado, até que São Brandão implorou a Deus para intervir. Deus respondeu fazendo com que as abas de pele crescessem sobre os olhos da Stökkull, prejudicando sua capacidade de praticar o mal.

Cegas ou não, Stökkulls ainda são adversários formidáveis. Elas saltam fora da água, alcançando alturas em que a terra e as montanhas podem ser vistas abaixo deles, cobrindo uma distância de quatro ondas a cada salto. Em perseguição a um navio, uma Stökkull pode saltar uma milha em busca de sua presa. Ele afundará tudo o que vê ao saltar de nariz, pulverizando barcos e quebrando as costas de grandes baleias. Para evitar chamar a atenção de uma Stökkull, não se deve mencionar seu nome, caso contrário, é provável que ela perceba sua presença. Qualquer um de vários eufemismos deve ser usado ao falar sobre ela, e essa é a razão pela qual ela possui muitos nomes.

Se uma Stökkull for avistada ao longe, é necessário distraí-la antes que ela destrua o barco. A maneira mais fácil de fazer isso é jogar uma bóia ou barril vazio na água; A Stökkull se cansará tentando afundar o objeto. Até mesmo um chapéu jogado na água distrairá um Stökkull. Outro método é seguir na direção do sol. Se a Stökkull tentar ver para onde o barco está indo, o brilho do sol a atrapalhará. Finalmente, se tudo mais falhar, é aconselhável usar uma arma de fogo suficientemente forte. 

As lendas sobre Stökkulls provavelmente remontam a histórias exageradas de peixes voadores. Pode ser inspirada em cachalotes, golfinhos-de-Risso e orcas em vários graus. Hoje, o nome Stökkull é usado na Islândia para se referir a vários golfinhos e botos inofensivos.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby