Image Map

5 de fevereiro de 2024

Gozuryu

۞ ADM Sleipnir

Gozuryu no game GetsuFumaDen: Undying Moon

Gozuryu (japonês 五頭龍 ou ごずりゅう, "dragão de cinco cabeças", também chamado de Rei Dragão, Dragão Demônio, Dragão Venenoso, entre outros) é um dragão presente na história da fundação do Santuário Enoshima (Enoshima Benzaiten) localizado na ilha japonesa de Enoshima, na prefeitura de Kanagawa.

De acordo com a história, em tempos remotos, havia na região um lago chamado Fukasawa, e neste lago, habitava um dragão com cinco cabeças envolto em nuvens negras. Durante setecentos anos, este dragão liderou Fujin (deus do vento)Raijin (deus do trovão), Yamagami (deus da montanha), entre outros espíritos malignos, causando desastres como inundações e deslizamentos e aterrorizando as aldeias vizinhas. A sua presença era uma fonte constante de medo para os habitantes.Durante o reinado do Imperador Keikō (entre 71 e 130 E.C.), as ações malignas de Gozuryu atingiram seu auge, fazendo chover fogo e obrigando as pessoas a se refugiarem em cavernas.

Influência política

A influência maléfica de Gozuryu não se restringiu somente a provocar desastres naturais. Conta-se que durante o reinado do Imperador Ankō (entre 453 e 456 E.C.), ele teria manipulado o Ministro En no, e durante o reinado do Imperador Buretsu (entre 498 e 506 E.C.), ele teria manipulado o Ministro Kanamura, induzindo-os a realizarem más ações, perturbando a ordem do mundo. 

Devorador de crianças

Durante esse período, Gozuryu também devorou inúmeras crianças, aumentando o sofrimento das pessoas. O primeiro local a sofrer com os ataques do dragão foi uma região localizada ao sul de Fukasawa, que após terem suas crianças devoradas por ele, foi chamada de Hatsukuizawa ( "o lugar da primeira refeição"). Um rico que habitava a região teve dezesseis filhos devorados pelo dragão. Desolado, ele se mudou, e o local de sua antiga residência passou a ser chamado de Chōja-zuka ("túmulo do homem próspero"). Outros moradores, também perdendo seus filhos, mudaram-se para outras regiões, e o local foi chamado de Kokoshigoe ("o local por onde as cfrianças passaram"). 

A tirania do Dragão de Cinco Cabeças se estendeu a oito províncias vizinhas, forçando as pessoas a oferecerem sacrifícios de crianças para apaziguá-lo.

Benzaiten apazigua o dragão

Durante o governo do Imperador Kinmei (entre 539 e 571 E.C), a deusa Benzaiten desceu dos céus sobre a região, e várias divindades celestiais e dragões levantaram uma grande massa de terra do oceano para servir de sua morada. Essa massa de terra passou a ser conhecida como a ilha de Enoshima.

Cortejado pela beleza e benevolência de Benzaiten, Gozuryu apaixonou-se por ela, e  foi até a ilha para confessar seus sentimentos. Porém, a deusa o rejeitou, recusando-se a aceitar alguém que cometia de violência e assassinato repetidamente. Arrependido, Gozuryu jurou seguir os ensinamentos da deusa, parou de tirar vidas e acumulou virtude e compaixão por um longo período.

Quando o tempo de Gozuryu neste mundo finalmente chegou ao fim, o dragão se deitou perto da vila de Fukasawa (agora localizada na atual Kamakura), e seu corpo se transformou na colina localizada ao lado oposto da ilha de Enoshima. Dizem que se você observar atentamente o formato das colinas entre Kamakura e Enoshima, poderá distinguir a forma do dragão.

Cultura Popular

  • Gozuryu aparece como um boss no game GetsuFumaDen: Undying Moon;
  • A lenda envolvendo Benzaiten e Gozuryu é referenciada no capítulo 342 do mangá Black Clover

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Significa "Era Comum". É um termo usado por acadêmicos alternativo ao d.C. (Depois de Cristo). Em alternativa ao a.C., utiliza-se o a.E.C. (Antes da Era Comum).

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby