9 de fevereiro de 2024

Pare Llop

  ۞ ADM Sleipnir

Arte de J. S. Linares

Pare Llop ("Pai Lobo"), também conhecido como "Encantador de Lobos", é uma figura pertencente ao folclore da Catalunha e do País Valenciano, sendo também conhecido em outras regiões da Espanha, como a Galiza, o País Basco e a Andaluzia. Em algumas dessas regiões, ele é conhecido por outros nomes, como Lobisón, Lobisón de Aralar ou Abate Lobo.

Geralmente descrito como um homem velho, barbudo e coberto por uma pele de lobo, conta-se que o Pare Llop é um homem que adquiriu controle sobre os lobos, os quais o obedecem como seu mestre. De tempos em tempos, ele pede esmola ou abrigo a algum criador de gado; se este atender o seu pedido, ele manterá os lobos afastados do seu rebanho; caso contrário, o Pare Llop ordenará que a matilha ataque o rebanho e cause estragos. Em dias de frio extremo ou tempestades, o Pare Llop pode descer até as aldeias para pedir um pouco de comida. Da mesma forma que lida com os criadores de gado, o Pare Llop decide se os lobos que o acompanham atacarão a aldeia ou não de acordo com a generosidade recebida dos aldeões.

Arte de Marina López

A lenda do Pare Llop tem bastante influência nos municípios de La Pobla de Lillet e Castellar de n'Hug. Inclusive, algumas lendas o situam especificamente na Cova d'Orriols (perto de Castellar de n'Hug). No entanto, o Pai Lobo não é endêmico da região. Existem também outros lobisomens lendários, como os llobaters del Canigó ("lobisomens do Canigó"). Figuras semelhantes ou análogas são o Peeiro dos Lobos galego, o Llobero asturiano e o Pastor de Lobos aragonês. Um distante precedente desse tipo de personagem lendário poderia ser o deus romano Luperco, protetor dos rebanhos e dos pastores.

Arte de Anna Ribot-Urbita

fontes:



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby