Image Map

28 de fevereiro de 2024

Nybbas

۞ ADM Sleipnir

Arte de MadnessInInk

Nybbas é um obscuro demônio mencionado no Dictionnaire Infernal ("Dicionário Infernal") livro sobre demonologia escrito por Collin de Plancy e publicado no ano de 1818. De acordo com de Plancy, Nybbas está na galeria superior do inferno, mas é considerado um bufão e charlatão. Diz-se que ele é responsável por administrar sonhos e visões.

A ilustração que acompanha sua descrição no Dictionnaire Infernal mostra uma figura humanóide com chifres e pés fendidos, sentado atrás de uma mesa de madeira. Ele está vestido com traje real com um casaco elaborado adornado com pedras preciosas nos punhos e usa um colar de contas. 



Ilustração de Nybbas no Dictionnaire Infernal

O nome Nybbas possui uma semelhança notável com o nome Nibaz (ou "Nebahaz"), um dos vários deuses de proteção individual nas cidades de Samaria, que são especificamente mencionados por nome na Bíblia, em 2 Reis 17:31:

"E os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; e os sefarvitas queimavam seus filhos no fogo a Adrameleque, e a Anameleque, deuses de Sefarvaim."

Rerpesentação do deus Nibaz

fonte:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby