11 de junho de 2014

Nisroch

۞ ADM Sleipnir


Nisroch (ou Nisroque) é o deus assírio da agricultura, descrito como uma divindade com cabeça de águia com asas e músculos exagerados. Em uma escultura de Nínive, ele aparece polvilhando a árvore sagrada com água. Ele segura um vaso de água na mão esquerda e uma esponja em sua mão direita. Era para essa divindade que Senaqueribe, rei da Assíria, passou a orar após voltar de sua campanha em Judá. O versículo anterior revela que o Anjo do Senhor havia afugentado o exército assírio.
"Assim Senaqueribe, rei da Assíria , se retirou e voltou, e habitou em Nínive. E sucedeu que , enquanto ele adorava na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada. E eles escaparam para a terra Arará. Então, seu filho Esar-Hadom passou a reinar em seu lugar." 
 2°Reis 19:36-37
 

O historiador Flavius Josephus identificou Nisroch com o deus Dagon. Já outros estudiosos identificaram Nisroch com Nusku, uma divindade mesopotâmica do fogo e da luz, que de acordo com a crença da época auxiliava os guerreiros no campo de batalha, além de ser um mensageiro dos deuses e dispensador da justiça. 

Lenda hebraica

No Midrash, o nome Nisroch é dito ser derivado da palavra hebraica neser. Neser era o nome dado a uma tábua de madeira encontrada por Senaqueribe em seu retorno a Assíria, após sua campanha em Judá. Os sábios lhe disseram que esta tábua foi originalmente parte da Arca de Noé , e então Senaqueribe passou a adorá-la como um ídolo. Portanto, pode se concluir que Nisroch era o ídolo que Senaqueribe estava adorando, quando ele foi assassinado por seus dois filhos.

Nisroch na Demonologia

Alguns autores religiosos consideram Nisroch como sendo um anjo caído, que pertenceu a ordem dos Principados e um associado de Belfegor. Os ocultistas Johann Weyer e Collin de Plancy relatam em suas obras que Nisroch é o "chefe de cozinha" dos príncipes do Inferno.


fontes:
Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

4 comentários:

  1. Ficou meio incompleto, não explica muito sobre ele além da mitologia hebraica....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, procurei em tudo quanto foi lugar e isso foi tudo o que consegui encontrar. Caso tenha alguma fonte que queira indicar, agradeço!!

      Excluir
  2. Estudo a Biblia suas informaçoes me são uteis. Obrigada.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby