22 de novembro de 2012

Changeling

۞ ADM Sleipnir

No folclore europeu e na crença popular, um changeling é a prole de uma fada, troll ou outra criatura lendária que foi deixada secretamente em troca de uma criança humana. Acreditava-se que a criança trocada viraria serva, enquanto o changeling seria tratado com muito amor e carinho. Alguns contos noruegueses dizem que a mudança era feita para evitar a endogamia: para dar a criatura e o humano um sangue novo, os humanos terão filhos com enorme força como uma recompensa. Em alguns casos raros, as fadas muito idosas seriam trocadas no lugar de um bebê humano, assim a fada velha poderia viver com conforto, sendo mimada por seus pais humanos.

Algumas pessoas acreditavam que os trolls levaria as crianças não batizadas. Uma crença é que os trolls pensavam que ser criado por seres humanos era algo muito elegante,e que, portanto, queriam dar aos seus filhos uma educação humana. Eram atraídos pela beleza humana, principalmente por mulheres loiras. Algumas pessoas acreditavam que os trolls levavam crianças não batizadas.


A realidade por trás de muitas lendas de crianças trocadas parece ser o nascimento de crianças deformadas ou retardadas. Todavia, de acordo com algumas lendas, seria possível detectar uma criança trocada pelo motivo oposto: elas seriam muito mais inteligentes do que a média das crianças. Quando tais “substitutos” eram descobertos a tempo, os pais tinham de levá-los de volta para o lugar de origem. Em um conto dos irmãos Grimm, há um conto sobre uma mulher, que suspeitando que seu filho havia sido trocado, começou a fermentar cerveja numa casca de bolota. O “substituto” então gritou: "sou velho como um carvalho dos bosques, mas nunca tinha visto fazer cerveja em bolota!" e depois desapareceu.


Em outro folclore,os changelings são colocados no lugar da criança para se alimentar da mãe da criança. O menino seqüestrado, em seguida, torna-se alimento para a mãe do changeling. Isto é feito para a sobrevivência de sua espécie. Uma vez que a mãe changeling e o changeling drenarem a vida da mãe e da criança humana, o changeling e sua mãe começarão a procurar uma nova fonte de alimento adequado. Outras fontes dizer que o leite humano é necessário para a sobrevivência das crianças das fadas. Nestes casos, ou o recém-nascido humano seria trocado por um bebê de fadas para ser amamentado pela mãe humana, ou a mãe humana seria levada ao mundo de fadas para amamentar os bebês de fadas.

Crianças trocadas foram mostradas na série americana Supernatural, no episódio “The Kids Are Alright” (“As Crianças Estão Bem”), da terceira temporada. “Changeling”, na série, é um parasita demoníaco que esconde crianças, normalmente, embaixo da terra e assume a forma da criança, aproximando-se da mãe para sugar toda sua força vital.

Encantos simples, como um casaco ao avesso ou tesouras de ferro deixadas abertas onde a criança dorme, podem ser usados para afastá-los; outras medidas incluem uma vigilância constante sobre a criança,e para matar os changelings pode ser usado o fogo.




Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

3 comentários:

  1. Tenho uma atestado de mito/lenda:
    O basilisco
    E
    Seria bom tbm uma matéria sobre as fadas.
    essa matéria foi mt boa (esclarecedor).
    o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sleipnir: Obrigado leitor. Já temos uma postagem falando sobre as fadas, confira aki : http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/04/fadas.html

      Excluir
  2. Olá! Fiquei sabendo sobre os Changelings a pouco em minha buscar por mitos e lendas da Irlanda,para criação de um livro,e acabei me interessando bastante por essas criaturinhas. Gostei muito do artigo e usarei como uma das fontes para contar histórias sobre essa lenda muito interessante e ampla. Obrigado! :)

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby