11 de maio de 2015

Cuca

۞ADM Sleipnir


A Cuca é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro, sendo descrita como uma bruxa velha e feia, ou como um monstro com cabeça de jacaré. Na série "Sítio do Pica Pau Amarelo", escrita por Monteiro Lobato entre os anos de 1920 e 1947, a personagem é descrita apenas como uma bruxa velha, sem rosto de jacaré e com unhas compridas como as de um gavião. A forma com cabeça de jacaré foi adotada e popularizada no Brasil principalmente pelas adaptações televisivas da obra de Lobato.

Cuca é uma espécie um bicho-papão, um ser fantástico que infunde medo em crianças. Sua lenda é utilizada pelos pais para amedrontar seus filhos e tentar fazer com que os obedeçam, sob a ameaça de serem "pegos pela Cuca" caso não o façam.

Existem muitas canções e versos sobre a Cuca. Luís da Câmara Cascudo, em seu livro Geografia dos Mitos do Brasil, cita a seguinte canção popular, muito comum no Nordeste brasileiro:

"Nana nenem
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça 
mamãe foi trabalhar
Desce gatinho 
De cima do telhado
Pra ver se a criança
Dorme um sono sossegado"

Origem da Lenda

Acredita-se que a lenda da Cuca seja de origem portuguesa/espanhola. Em Portugal, existe um personagem folclórico conhecido como "Coca", e representado por um dragão que havia sido morto por um santo. A figura aparecia principalmente nas procissões. A lenda teria chegado ao Brasil junto com os portugueses durante o período da colonização. Ao chegar ao Brasil, a figura do Coca acabou sendo modelada e transformou-se em um personagem completamente distinto.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

5 comentários:

  1. muito legal saber mais sobre as lenda que ouvia quando era criança

    ResponderExcluir
  2. O personagem estilizada da Cuca criada televisão serviu para torná-la mais afável.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho de pesquisa !

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby