۞ADM Sleipnir
A Cuca é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro, sendo descrita como uma bruxa velha e feia, ou como um monstro com cabeça de jacaré. Na série "Sítio do Pica Pau Amarelo", escrita por Monteiro Lobato entre os anos de 1920 e 1947, a personagem é descrita apenas como uma bruxa velha, sem rosto de jacaré e com unhas compridas como as de um gavião. A forma com cabeça de jacaré foi adotada e popularizada no Brasil principalmente pelas adaptações televisivas da obra de Lobato.
Cuca é uma espécie um bicho-papão, um ser fantástico que infunde medo em crianças. Sua lenda é utilizada pelos pais para amedrontar seus filhos e tentar fazer com que os obedeçam, sob a ameaça de serem "pegos pela Cuca" caso não o façam.
Existem muitas canções e versos sobre a Cuca. Luís da Câmara Cascudo, em seu livro Geografia dos Mitos do Brasil, cita a seguinte canção popular, muito comum no Nordeste brasileiro:
"Nana nenem
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça
mamãe foi trabalhar
Desce gatinho
De cima do telhado
Pra ver se a criança
Dorme um sono sossegado"
Origem da Lenda
Acredita-se que a lenda da Cuca seja de origem portuguesa/espanhola. Em Portugal, existe um personagem folclórico conhecido como "Coca", e representado por um dragão que havia sido morto por um santo. A figura aparecia principalmente nas procissões. A lenda teria chegado ao Brasil junto com os portugueses durante o período da colonização. Ao chegar ao Brasil, a figura do Coca acabou sendo modelada e transformou-se em um personagem completamente distinto.
muito legal saber mais sobre as lenda que ouvia quando era criança
ResponderExcluirO personagem estilizada da Cuca criada televisão serviu para torná-la mais afável.
ResponderExcluirExcelente trabalho de pesquisa !
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirValeu
ResponderExcluirEu sou uma criança e. Tenho. Medo. Da. Cuca
ResponderExcluir