Image Map

22 de maio de 2015

Haumea

۞ ADM Sleipnir


Haumea é uma deusa primordial havaiana relacionada à fertilidade e aos partos, geralmente identificada com a deusa-mãe Papa, podendo ser uma versão dela. Haumea era uma das divindades mais antigas a ser adorada nas ilhas havaianas. Ela é, por vezes dita ser a irmã e consorte do deus Kanaloa, com quem teve vários filhos, sendo os mais proeminentes o deus da guerra Kekaua-kahi, a deusa vulcão Pele, e a bela deusa Hi'iaka.

Haumea é uma divindade que domina a feitiçaria, e usa seus poderes para adotar todos os tipos de formas e identidades. Além disso, ela era capaz de se rejuvenescer constantemente, vindo a ter muitos filhos com seus próprios filhos e seus descendentes, a fim de perpetuar a raça humana. Haumea também é relacionada com os frutais sagrados, que produziam frutas segundo a sua vontade. Ela possuía uma vara mágica chamada Makalei, que atraia os peixes e ajudava na produção de alimentos.Como deusa padroeira dos partos, Haumea se mostrava tão habilidosa que seus filhos nasciam de várias partes de seu corpo. 


Acredita-se que Haumea tenha dado aos humanos a capacidade de dar à luz naturalmente. Em uma história, ela visitou Muleiula, filha de um chefe que estava passando por um parto doloroso, durante o qual ela descobriu que os humanos só davam à luz por meio de cesárea, e o procedimento quase sempre custava a vida das mulheres. Haumea criou uma poção da árvore Kani-ka-wi (Spondias dulcis), que permitiu à mãe empurrar o bebê para fora naturalmente.



Cultura Popular 

No dia 17 de setembro de 2008, a União Astronômica Internacional nomeou o quinto planeta anão conhecido no Sistema Solar de Haumea. As duas luas do planeta receberam o nome de filhos de Haumea: Hiʻiaka e Namaka

No mangá e anime Enen no Shouboutai (Fire Force), há uma personagem chamada Haumea, uma  pirocinética de Terceira Geração e membro dos Capuzes Brancos.

Haumea (Fire Force)

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

2 comentários:

  1. Faltou mencionar que Haumea também nomeia um planeta-anão descoberto recentemnete pelo Michael Brown, o memso astronomo que "rebaixou" Plutão. E a "bela deusa Hi'iaka" nomeia uma de suas luas.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby