Image Map

26 de agosto de 2019

Erlang Shen

۞ ADM Sleipnir

Arte de MichaelCTY

Erlang Shen (chinês 二郎神, "segundo filho deus"; ou somente Erlang "segundo filho", também conhecido como o Senhor de Sichuan (川主)) é um importante e popular deus da mitologia chinesa, portador de um poderoso terceiro olho no meio de sua testa. De acordo com as escrituras budistas, Erlang Shen era o segundo filho do Rei Celestial do Norte Vaishravana e, em antigas lendas, considerado o maior deus guerreiro e o rei do céu. 

O Terceiro Olho de Erlang Shen e Suas Habilidades

Na mitologia chinesa, o terceiro olho é um atributo exclusivo de Erlang Shen. Os devotos geralmente o chamam de "Olho do Céu". Segundo um mito chinês, o terceiro olho de Erlang Shen tinha a capacidade de distinguir entre a verdade e a mentira. Localizado no meio da testa do deus, o olho poderia diferenciar um homem bom e honesto de um inimigo ou alguém com más intenções. Seu olho era capaz de detectar inimigos a partir de vastas distâncias e destruí-los sem usar armas. No entanto, a característica mais perigosa do terceiro olho era sua capacidade de destruir o mundo e matar demônios.

Arte de chanlien

Erlang Shen era capaz de se transformar em qualquer objeto virtual que ele quisesse. Ele também tinha poderes mágicos para paralisar inimigos, manipular fogo e água e quebrar montanhas em um piscar de olhos. Além de seus poderes sobrenaturais, seu corpo era resistente a venenos, além de danos provocados por fogo, água, magia e explosões.

Além de tudo disso, Erlang Shen era um poderoso deus guerreiro, altamente especializado em artes marciais e no tiro com arco. Ele possuía duas armas poderosas. Um delas era uma lança de três pontas e dois gumes que podia penetrar até mesmo rochas, e a outra, Xiaotianquan, seu fiel cão uivante celestial. O animal era um poderoso companheiro, capaz de atacar e subjugar demônios.


As várias faces de Erlang Shen

Algumas teorias sugerem que Erlang Shen pode ser uma versão de vários heróis folclóricos datados das dinastias Qin, Sui e Jin, que ajudaram a regular os grandes rios e cursos de água da China contra inundações torrenciais devastadoras.

Das várias identificações de Erlang Shen, a mais comum é Li Erlang, o segundo filho de Li Bing, governador de Qin, engenheiro de irrigação e hidrólogo por trás do sistema de irrigação de Dujiangyan, construído em 256 a.C., que ainda está em uso hoje. Li Erlang auxiliou seu pai durante a construção do complexo sistema de irrigação que protegia a área e as pessoas das severas inundações do rio Min. Além disso, ele ajudou seu pai na construção de uma barragem.Seus atos trouxeram prosperidade ao povo. Em agradecimento, um belo templo chamado Templo dos Dois Reis foi construído em sua homenagem. Hoje, o famoso templo está localizado na margem do rio do Monte Yulei na cidade de Dujiangyan.

Outra lenda conta que Li Erlang derrotou um dragão de fogo que vivia nas montanhas ao norte de Dujiangyan subindo até o topo do Monte Yulei, transformando-se em um gigante, construindo uma represa com 66 montanhas e enchendo-a de água.


Em muitos mitos e lendas chinesas, Erlang Shen é identificado com Yang Jian, um sobrinho do Imperador de Jade (uma das representações do primeiro deus e do monarca de todas as divindades no céu). De acordo com um antigo texto intitulado Erlang Baojuan, a mãe de Yang Jian era a irmã do Imperador de Jade, Yaoji, que foi aprisionada no Monte Tao por ter violado as Leis Celestiais casando-se com um humano chamado Yang Tianyou. Muitos anos depois, seu filho Yang Jian partiu o Monte Tao usando seu machado, esperando libertar sua mãe. Infelizmente, dez Deuses do Sol (todos filhos do Imperador de Jade) chegaram e a queimaram até a morte. Por vingança, Yang Jian matou nove das divindades do sol, mas foi aconselhado por Chang-e, a deusa da lua, a liberar o último sol.

Erlang Shen também é identificado com Zhao Yu, um eremita que viveu no Monte Qingcheng e foi nomeado pelo Imperador Yang de Sui como governador de Jiazhou. Dizem que certa vez Zhao Yu reuniu 1000 homens para derrotar um dragão que estava atormentando a região. Ao chegar ao rio, Zhao Yu mergulhou na água com sua espada de dois gumes e emergiu segurando a cabeça do dragão. Após sua morte, a região foi mais uma vez aflingida por enchentes, e ele foi visto montando um cavalo branco em meio às correntes de água. Os locais construíram um templo consagrando Zhao Yu como o deus Erlang e as inundações foram interrompidas.


Jornada ao Oeste

Erlang Shen faz uma aparição perto do início do clássico Jornada ao Oeste, de Wu Cheng'en. Erlang, que é intitulado como o "Verdadeiro Senhor", ou "Ilustre Sábio", é o sobrinho do Imperador de Jade, e fez sua primeira aparição quando foi ordenado pelo Imperador de Jade a subjugar Sun Wukong, que seria castigado por provocar o caos no céu.

Ao longo do duelo entre os dois, Erlang Shen se mostrou o adversário mais forte que Sun Wukong havia enfrentado, embora Sun Wukong sempre conseguisse ficar um passo à frente graças às suas incríveis habilidades. Erlang perseguiu Sun Wukong por todo o céu, enquanto os dois se transformavam em inúmeros animais diferentes. Após muitas transformações, Erlang Shen conseguiu enxergar através do disfarce de Sun Wukong usando seu terceiro olho. Trabalhando em conjunto com outros deuses e com seu cão Xiaotianquan, Erlang Shen conseguiu derrubar e capturar Sun Wukong.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby