Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
O Mingusoto é uma espécie de fantasma aterrorizante presente no folclore da Paraíba, principalmente na capital João Pessoa. No imaginário popular, não possui uma forma fixa, possuindo várias descrições. É geralmente dito aparecer altas horas da noite como um homem montado em um carro de boi acompanhado por uma procissão de almas lamentosas, mas também é dito aparecer como um galo de ferro ou um leão de bronze, que surgem durante a noite anunciando morte e desgraça a sua volta. Algumas histórias retratam ainda o Mingusoto como uma espécie de bicho-papão, que se alimenta de crianças que não dormem cedo.
Dizem que o Mingusoto é o senhor dos elementos, governando as matas, rios, lagos, mares e até mesmo os lençóis subterrâneos pessoenses.
fontes:
- Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo;
- Mil Mameluco - Mitologia Brasileira
- http://www.fernandod.com.br/press.php?texto=731
Fico contente de ver minha arte aqui.
ResponderExcluirEu uso o portal de vocês entre as minhas fontes com frequência em minhas pesquisas de folclore e mitologia.
Olá Ícaro! Obrigado por comentar! Encontrei sua arte e seu trabalho no deviantart enquanto pesquisava sobre o Mingusoto, e achei espetacular o projeto que desenvolveu, meus parabéns! Gostaria de saber se você pretende publicá-lo, pois adoraria adquirir uma cópia. Fico contente em saber que meu trabalho aqui no blog te ajudou de alguma forma em suas pesquisas.
ExcluirOi, obrigado! Eu pretendo sim fazer uma publicação um dia, impressa e em PDF, mas ainda vai levar anos pra ficar pronto porque eu faço esse trampo em paralelo com outros projetos e faço tudo sozinho (ilustração, pesquisa, texto, diagramação, etc.), além de que o meu objetivo é registrar o máximo de criaturas possível.
ExcluirTô querendo fazer um blog ou qualquer coisa pra postar sobre mitologia e histórias regionais também, com minhas ilustrações, e aqui é um dos melhores lugares pra achar essas coisas. Tem muita coisa
ResponderExcluirbem que podiam voltar com o canal no youtube
ResponderExcluirBem que eu gostaria, mas me faltam tempo e um computador melhor com equipamentos apropriados.
Excluir