Image Map

24 de julho de 2020

Makuragaeshi

۞ ADM Sleipnir


Makuragaeshi (japonês: 枕返し ou まくらがえし, literalmente "virador de travesseiro", também conhecidos como Makura-kozō) são yokais do folclore japonês, sendo uma classe de espíritos que assumem a forma de crianças vestidas de monge ou samurai, e assombram os quartos de uma casa. Sua atividade principal é mudar travesseiros de lugar, geralmente tirando-os debaixo da cabeça de uma pessoa e colocando-os em seus pés. Os Makuragaeshi também são conhecidos por outras brincadeiras menores, como correr por todo o quarto deixando pegadas de sujeira por todo lado.

Apesar de descritos como assumindo uma forma infantil, as representações mais comuns desses yokais são na forma de pequenos demônios ou divindades. Isso se deve a ilustração feita por Toriyama Sekien em seu livro Gazu Hyakki Yakō ( japonês: 鳥山石燕 画図百鬼夜行, "A Ilustrada Parada Noturna de Cem Demônios") publicado em 1776.

Makuragaeshi, por Toriyama Sekien

Histórias sobre Makuragaeshi são encontradas em todo o Japão, embora os detalhes sobre eles variem de região para região. Embora a maioria dessas histórias os apresentem como espíritos brincalhões e inofensivos, existem algumas histórias que descrevem os makuragaeshi tendo atitudes mais assustadoras. 

Alguns não mudam apenas os travesseiros de lugar, mas também as pessoas, virando-as de lado na cama ou até mesmo jogando-as para fora da mesma. Outros pegam a cama e a balançam de um lado pro outro, perturbando o sono da pessoa. Outros ainda se sentam sobre o peito das pessoas enquanto elas dormem, pressionando seus pulmões e provocando falta de ar. Ocasionalmente, causam paralisia do sono. Histórias mais extremas dizem que quem vê um makuragaeshi perde a consciência, tendo em seguida sua alma roubada e morrendo logo após.

Existem muitas teorias sobre a origem dos Makuragaeshi. A principal delas afirma que tratam-se dos espíritos de crianças que morreram nos quartos os quais eles assombram. Há também quem atribuí as ações desses yokais a outros yokais capazes de mudar de forma e que adoram pregar peças, como por exemplo o Tanuki


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Muito bom! Adoro a cultura japonesa

    ResponderExcluir
  2. Os Youkais são criaturas que atraem muita curiosidade. São bastante diferentes uns dos outros e sempre aparecem na mídia japonesa.
    Queria que os monstros brasileiros fossem mais populares em filmes e histórias aqui.

    ResponderExcluir
  3. Lenda parecida com a brasileira Pisadeira

    ResponderExcluir
  4. Fascinante como cada cultura tem um mito próprio encarnando a paralisia do sono

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby