Image Map

22 de fevereiro de 2021

Shikigami

۞ ADM Sleipnir

Arte de Luches

Shikigami (em japonês 式神 ou しきがみ, também chamados de Shikijin ou Shiki-no-kami) são espíritos familiares conjurados por onmyōjis (especialistas na prática do Onmyōdō, cosmologia esotérica tradicional do Japão que mistura ciência natural e ocultismo) em rituais com os mais variados propósitos e fins. Alguns são usados como amuletos para boa sorte, outros são usados como amuletos para proteção e alguns ainda são usados como maldições. Conjurar um shikigami significa conjurar um deus, um demônio, um yokai ou um fantasma e utilizar seu poder para uma ação ou outra.

Shikigami ganham vida por meio de uma complexa cerimônia de conjuração, e podem assumir as mais diversas formas, de acordo com a habilidade do conjurador. Os mais comuns são consagrados em pequenos objetos, como tiras de papel ou amuletos. Outros podem vir em forma animal, usando corpos de galinhas, vacas ou cães como recipientes. Os shikigami mais terríveis assumem a forma de humanos, fantasmas, yokais ou demônios (onis). Seu poder está conectado à força espiritual de seu mestre.

Arte de Matthew Meyer

Um Shikigami nunca age por conta própria, sendo escravos a serviço de usuários mágicos humanos que lhes dizem o que fazer. Porém, em casos onde o conjurador comete algum descuido na hora da conjuração, seu shikigami pode ficar fora de controle com o tempo, ganhando vontade própria e consciência. Nesse caso, o mesmo pode até atacar seu próprio mestre e matá-lo. 

Diz-se que um onmyōji comum pode conjurar um ou dois shikigami de uma vez só, porém de acordo com algumas lendas, Abe no Seimei (o mais poderoso e famoso onmyōji da história) era capaz de conjurar e usar doze shikigami simultaneamente.

Cultura Popular

Shikigami são um tema recorrente em animes, mangás e games:

  • Em Jujutsu Kaisen, o personagem Megumi Fushiguro é um feiticeiro jujutsu especialista em conjurar shikigami através de sombras. Outros usuários de shikigami são Junpei Yoshino e a maldição Dagon;
  • Em Fairy Tail, o mago Ivan Dreyar (filho de Makarov e pai de Laxus) é usuário de magia baseada em shikigami;
  • Em Nurarihyon no Mago, shikigami são utilizados ​​como armas por diversos personagens;
  • Em Inuyasha, a sacerdotisa Kykyo possuia dois shikigami chamados Kochō e Asuka;
  • Em Shaman King, Zenki e Goki são dois shikigami usados pelo antagonista Asakuna Hao.
  • Shikigami também aparecem no anime/mangá Kekkaishi, onde são usados ​​como ajudantes e em uma forma básica são tiras de papel;
  • Na série de jogos Touhou Project, há dois personagens baseados em shikigami: Ran Yakumo e Chen.
  • Na série de jogos Shikigami no Shiro (Castle of Shinigami nos EUA), os personagens usam shikigami como armas.

Megumi Fushiguro (Jujutsu Kaisen)

fontes:
  • http://yokai.com/
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Shikigami
  • https://site.aliancacultural.org.br/shikigami

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby