۞ ADM Sleipnir
Arte de Jonathan Hamers |
Maikubi ou Mai-kubi (japonês 舞首 ou まいくび, "cabeças dançantes") é um yokai do folclore japonês, mais precisamente do folclore da cidade de Manazuru, na prefeitura de Kanagawa. Ele é descrito como um trio de cabeças decepadas que aparecem flutuando na superfície da Baía de Sagami durante a noite.
Segundo a lenda contada no quinto volume do Ehon Hyaku Monogatari (絵本百物語, Livro Ilustrado de Cem Histórias), ilustrado por Takehara Shunsensai, em certa ocasião durante a era Kangen (1243-1247), três samurais chamados Kosanta, Matashige e Akugorō estiveram em Manazuru participando de um festival. Após exagerarem no saquê, os três ficaram completamente bêbados e perderam o controlem, até que começaram a discutir entre si. A discussão ficou tão séria que evoluiu ao ponto deles desembainharem suas espadas e iniciarem um combate.
Akugorō decapitou Kosanta e perseguiu Matashige enquanto este tentava fugir. Durante a perseguição, Akugorō tropeçou. Matashige aproveitou a situação para dar meia-volta e matar seu perseguidor, porém Akugorō levantou a tempo e respondeu ao ataque. Akugorō e Matashige se golpearam ao mesmo tempo decapitando um ao outro. As cabeças dos três samurais rolaram e caíram no mar. No entanto, a morte não resolveu o conflito entre eles. Suas cabeças flutuaram até a superfície do mar e começaram a se morder e cuspir fogo umas nas outras, ficando presas em um combate eterno.
Arte de Fukunaga |
Cultura Popular
- Maikubi é o nome de uma música da banda de Enka metal Onmyo-za;
- No anime/mangá GeGeGe no Kitarō, as cabeças são individualmente conhecidas como Kaze-Kubi (風 首, lit. "cabeça de vento"), Hi-Kubi (火 首, lit. "cabeça de fogo" ) e Kaminari-Kubi (雷 首, lit. "cabeça de trovão");
- Supõe-se que as três cabeças que aparecem no filme A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki, sejam inspiradas neste yokai.
Maikubi em GeGeGe no Kitarō |
Você tem um post sobre Mononoke?
ResponderExcluirNão. Eu vou guardar para quando fizer um post geral sobre os yokais, categorizando os tipos existentes.
Excluir