Image Map

29 de outubro de 2021

Si-Te-Cah

۞ ADM Sleipnir

Os Si-Te-Cah ("comedores de tule" na língua paiute, também chamados Saiduka ou Sai'i) são uma raça de supostos "gigantes" oriunda do folclore do povo indígena Paiute. De acordo com a história oral, ele eram uma tribo de bárbaros ruivos e canibais e eram tão hostis que várias tribos indígenas se uniram e travaram um longo conflito contra eles. O conflito perdurou até que os Si-Te-Cah remanescentes foram encurralados dentro de uma caverna hoje conhecida como Lovelock Cave, no estado de Nevada, EUA. Após recusarem-se a deixar a caverna, os índios jogaram gravetos e arbustos dentro dela, os incendiaram e depois cobriram a entrada, matando os Si-Te-Cah que lá estavam.

Apesar de comumente serem reputados como sendo gigantes, segundo a historiadora/folclorista Adrienne Mayor, essa foi uma interpretação errônea feita por empresários que montaram no passado exposições turísticas na caverna Lovelock, onde exibiam entre outros artefatos, os supostos ossos dos Si-Te-Cah que ali haviam morrido. Acredita-se que tais ossos fossem na verdade pertencentes à mamutes ou outro animal de grande porte. Os remanescentes paiutes que conhecem a história também não os chamam de gigantes.


fontes:

  • https://en.wikipedia.org/wiki/Si-Te-Cah
  • Encyclopedia of Giants and Humanoids in Myth, Legend and Folklore, de Theresa Bane

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:

  1. Pensei que teria alguma relação com os vikings que chegaram nas américas e tiveram contato com os natívos.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby