۞ ADM Sleipnir
Paoxiao (Páo xiāo, chinês: 狍鸮) é uma criatura pertencente à mitologia chinesa, descrita no Shan Hai Jing (chinês 山海經, "Clássico das Montanhas e Mares") como sendo semelhante a uma cabra, porém possuindo um rosto e mãos humanas. Em sua boca, o Paoxiao possuí dentes semelhantes aos de um tigre, e seus olhos não estão localizados em seu rosto, mas sim atrás de suas axilas.
Dito habitar o Monte Gouwu, o Paoxiao é uma besta devoradora de homens, e para atraí-los até o seu covil reproduz sons semelhantes aos de um bebê chorando.
Arte de yuyulin |
Comparações com o Taotie
O historiador Guo Pu (chinês: 郭璞; 276–324) equiparava o Paoxiao ao Taotie (chinês 饕餮) uma antiga criatura mítica pertencente aos Quatro Perigos (chinês: 四凶, Si Xiong), um grupo de 4 seres malévolos antagonistas aos Quatro Deuses Celestiais. Geralmente representado em vasos de bronze como uma cabeça sem um corpo, o Taotie representa a gula e a ganância, e seu apetite é tão grande que o fez devorar seu próprio corpo. No entanto, as características do Paoxiao diferem das decorações em vasos e esculturas antigas de bronze, que os estudiosos convencionalmente chamam de "máscaras de Taotie", o que torna a equiparação de Guo Pu questionável.
Taotie |
fontes:
- A Chinese Bestiary : Strange Creatures from the Guideways Through Mountains and Seas, de Richard E. Strassberg;
- https://cryptidz.fandom.com/wiki/Creatures_and_Beings_of_China_Folklore_and_Lower_Mythology
Essa característica dos olhos atrás da axila e o nome Taotie me lembrou as feras do filme A Grande Muralha de 2016.
ResponderExcluirNossa 😲
ResponderExcluir