Image Map

6 de outubro de 2021

Paoxiao

 ۞ ADM Sleipnir

Paoxiao (Páo xiāo, chinês: 狍鸮) é uma criatura pertencente à mitologia chinesa, descrita no Shan Hai Jing (chinês 山海經, "Clássico das Montanhas e Mares") como sendo semelhante a uma cabra, porém possuindo um rosto e mãos humanas. Em sua boca, o Paoxiao possuí dentes semelhantes aos de um tigre, e seus olhos não estão localizados em seu rosto, mas sim atrás de suas axilas.

Dito habitar o Monte Gouwu, o Paoxiao é uma besta devoradora de homens, e para atraí-los até o seu covil reproduz sons semelhantes aos de um bebê chorando.

Arte de yuyulin

Comparações com o Taotie

O historiador Guo Pu (chinês: 郭璞; 276–324) equiparava o Paoxiao ao Taotie (chinês 饕餮) uma antiga criatura mítica pertencente aos Quatro Perigos (chinês: 四凶, Si Xiong), um grupo de 4 seres malévolos antagonistas aos Quatro Deuses Celestiais. Geralmente representado em vasos de bronze como uma cabeça sem um corpo, o Taotie representa a gula e a ganância, e seu apetite é tão grande que o fez devorar seu próprio corpo. No entanto, as características do Paoxiao diferem das decorações em vasos e esculturas antigas de bronze, que os estudiosos convencionalmente chamam de "máscaras de Taotie", o que torna a equiparação de Guo Pu questionável. 

Taotie


fontes:

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

2 comentários:

  1. Essa característica dos olhos atrás da axila e o nome Taotie me lembrou as feras do filme A Grande Muralha de 2016.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby