Image Map

13 de outubro de 2021

Ikuchi

۞ ADM Sleipnir

Arte de David Aravena

Ikuchi (japonês イクチ, também chamado Ikuji ou Ayakashi) é uma espécie de yokai marinho pertencente ao folclore japonês, atestado em várias obras datadas do período Edo, como o Tankai de Sōan Tsumura e o Mimibukuro ("Compilação de Contos de Terror") de Negishi Shizumori. 

Descritos geralmente como sendo serpentes de tamanho colossal, os Ikuchi são ditos vagarem pelos mares abertos na costa do Japão, onde se enroscam em embarcações sempre que cruzam com uma. Conforme desliza seu corpo lentamente em torno da embarcação (processo que pode levar horas ou as vezes dias, devido ao seu tamanho quilométrico), um Ikuchi despeja sobre a mesma uma espécie de óleo bastante pegajoso e pesado, o qual a tripulação da embarcação precisa remover do convés e atirar no mar para que a mesma não acabe afundando.


Sob o nome de Ayakashi, um Ikuchi aparece no Konjaku Hyakki Shūi (今昔百鬼拾遺, "Apêndice aos Cem Demônios do Presente e do Passado"), de Toriyama SekienO termo Ayakashi é mais comumente usado para criaturas sobrenaturais das águas em geral, e Toriyama parece ter usado para listar essa classe, porém o termo acabou pegando como um nome desse yokai em específico.

Representação do Ikuchi (ayakashi) no Konjaku Hyakki Shūi


fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby