Image Map

1 de outubro de 2021

Maikubi

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Jonathan Hamers

Maikubi ou Mai-kubi (japonês 舞首 ou まいくび, "cabeças dançantes") é um yokai do folclore japonês, mais precisamente do folclore da cidade de Manazuru, na prefeitura de KanagawaEle é descrito como um trio de cabeças decepadas que aparecem flutuando na superfície da Baía de Sagami durante a noite. 

Segundo a lenda contada no quinto volume do  Ehon Hyaku Monogatari (絵本百物語, Livro Ilustrado de Cem Histórias), ilustrado por Takehara Shunsensai, em certa ocasião durante a era Kangen (1243-1247), três samurais chamados Kosanta, Matashige e Akugorō estiveram em Manazuru participando de um festival. Após exagerarem no saquê, os três ficaram completamente bêbados e perderam o controlem, até que começaram a discutir entre si. A discussão ficou tão séria que evoluiu ao ponto deles desembainharem suas espadas e iniciarem um combate.

Akugorō decapitou Kosanta e perseguiu Matashige enquanto este tentava fugir. Durante a perseguição, Akugorō tropeçou. Matashige aproveitou a situação para dar meia-volta e matar seu perseguidor, porém Akugorō levantou a tempo e respondeu ao ataque. Akugorō e Matashige se golpearam ao mesmo tempo decapitando um ao outro. As cabeças dos três samurais rolaram e caíram no mar. No entanto, a morte não resolveu o conflito entre eles. Suas cabeças flutuaram até a superfície do mar e começaram a se morder e cuspir fogo umas nas outras, ficando presas em um combate eterno.

Arte de Fukunaga

Os espíritos vingativos dos três samurais ainda assombram o mar ao redor de Manazuru. À noite, eles podem ser vistos dançando na superfície do mar enquanto cospem fogo uns nos outros. Os moradores de Manazuru temem a área e a chamam de tomoe ga fuchi (“as profundezas de tomoe”). Quando ondas em forma de tomoe um símbolo que se parece com uma grande vírgula - aparecem na superfície, eles evitam se aproximar das águas por medo de desastres marítimos, os quais acreditam serem causados por eles.

Cultura Popular

  • Maikubi é o nome de uma música da banda de Enka metal Onmyo-za;
  • No anime/mangá GeGeGe no Kitarō, as cabeças são individualmente conhecidas como Kaze-Kubi (風 首, lit. "cabeça de vento"), Hi-Kubi (火 首, lit. "cabeça de fogo" ) e Kaminari-Kubi (雷 首, lit. "cabeça de trovão");
  • Supõe-se que as três cabeças que aparecem no filme A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki, sejam inspiradas neste yokai.
Maikubi em GeGeGe no Kitarō


fontes:



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não. Eu vou guardar para quando fizer um post geral sobre os yokais, categorizando os tipos existentes.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby