۞ ADM Sleipnir
Narasima (ou Narasimha, sânscrito नरसिंह, literalmente "homem leão") é na mitologia hindu o quarto de dez avatares do deus Vishnu, que apareceu nos tempos antigos para salvar o mundo do domínio do asura Hiranyakashipu.
Hiranyakashipu era irmão de Hiranyaksha, asura este que havia sido derrotado e morto por outro avatar de Vishnu, Vahara. Buscando vingança contra o deus, Hiranyakashipu passou muitos anos praticando penitências austeras dedicadas à Brahma, e satisfeito com a postura do asura, Brahma decidiu conceder-lhe uma benção especial de sua escolha. Hiraṇyakashipu pediu que Brahma o tornasse invulnerável a ferimentos mortais causados por homens, animais, deuses e demônios. Também, que não pudesse ser morto dentro ou fora de qualquer residência,nem no solo e nem acima dele, e nem durante o dia ou durante a noite. Brahma atendeu o desejo de Hiraṇyakashipu, que em posse de tais proteções, tornou-se um verdadeiro flagelo para toda a criação. Considerando-se um verdadeiro deus, Hiranyakashipu proibiu a adoração aos deuses, perseguindo aqueles que desobedecessem suas ordens.
Hiranyakashipu no entanto tinha um filho chamado Prahlada, o qual era um devoto de Vishnu e apesar das ameaças e torturas infligidas pelo pai, não desistiu de sua adoração. Enfurecido, Hiranyakashipu tentou matar Prahlada de várias maneiras: afogando-o, atirando-o de um penhasco, trancando-o em um quarto com cobras venenosas, dando-o como alimento a leões, fazendo-o ser pisoteado por elefantes e queimando-o vivo. Protegido por Vishnu, Prahlada escapou de cada uma dessas provações ileso.
Frustrado com o fracasso em forçar seu filho a reconhecê-lo como o senhor supremo do universo, Hiranyakashipu perguntou ao filho a localização de Vishnu para que ele pudesse resolver o assunto diretamente com o deus. Prahlada responde ao pai que Viṣhṇu é onipresente e onipresente, estando assim em todos os lugares. Furioso, Hiranyakashipu atingiu o pilar na entrada de seu palácio e perguntou ao filho se Vishnu estava lá também. Prahlada respondeu afirmativamente, e então Hiranyakashipu continuou a chutar o pilar e golpeá-lo com sua maça. Com os golpes, o pilar acabou se quebrando, e dele emergiu Narasima, que pegou Hiranyakashipu em seu colo e o estripou com suas garras.
Narasimha não era nem homem nem animal, havia surgido durante um crepúsculo, e o pilar de onde surgiu não estava nem dentro nem fora da casa. Dessa forma, a benção que tornava Hiranyakashipu virtualmente imortal foi sobrepujada.
Uma versão dessa história presente no xivaísmo (ramo do hinduísmo que cultua Shiva como o deus supremo) afirma que depois de libertar o mundo do governo arrogante de Hiranyakashipu, o poder subiu à cabeça de Narasima, que tornou-se ele próprio muito orgulhoso.
Para pô-lo em xeque, Shiva assumiu a forma de Sharabha, uma criatura mítica que é metade pássaro e metade leão. Sharabha então rasgou Narasima da mesma forma que ele havia feito com Hiranyakashipu, então usou a pele do homem-leão como uma vestimenta. O rosto de Narasima foi posteriormente usado como um ornamento no peito de Shiva.
mto bom !!!!
ResponderExcluirexcellent job
ResponderExcluir