22 de setembro de 2013

Narasima

۞ ADM Sleipnir



Na mitologia hindu, Narasima (ou Narasimha) é um homem-leão, o quarto de dez avatares do deus Vishnu . A principal história sobre Narasima é a seguinte: um demônio chamado Hiranyakashipu obteve o dom da imortalidade, mas com algumas condições. Ele estaria seguro de todas as criaturas, com exceção de uma que não era nem homem nem animal, num momento em que não fosse nem dia nem noite, e em um lugar que não era nem dentro nem 
fora de seu palácio. 

Hiranyakashipu tornou-se um flagelo para toda a criação, vivendo sempre em busca de prazeres mundanos, tais como ouro (hyranya) e cama farta (kashipu), rapinando a própria espécie e todas as demais.


Prahlada, filho de Hiranyakasipu, no entanto, era um adorador de Vishnu e quando Hiranyakashipu ameaçou sua vida, ele invocou Vishnu para protegê-lo, e o deus veio para salvá-lo na forma de Narasima. Não sendo nem homem nem animal, mas ambos, ele capturou Hiranyakashipu ao pôr do sol (nem dia nem noite), na varanda de seu palácio (nem dentro nem fora), surgindo dramaticamente de uma coluna da varanda. Jogando o rei em seu colo, ele usou suas unhas para estirpá-lo.

A natureza animal sanguinária de Narasima sugere que em sua origem ele era uma divindade tribal. O mito, com cada divindade disputando a supremacia, também é interessante como registro da rivalidade entre os adoradores de Vishnu e Shiva.





Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby