4 de setembro de 2013

Sandman

۞ ADM Sleipnir



Sandman (também conhecido no Brasil como João-Pestana) é  um personagem originário do folclore europeu, o qual dizem ser responsável por trazer os sonhos para as crianças durante a noite enquanto elas dormem, e ajuda aqueles que ainda não pegaram no sono a descansarem em paz. Isso é feito através da aspersão de uma espécie de areia mágica em seus olhos, areia essa que o Sandman guarda em sua mão. Os sonhos provocados por esta areia são reflexo do comportamento da criança: crianças desobedientes podem receber pesadelos, ou ainda nenhum sonho, enquanto as crianças boas obviamente terão bons sonhos. Diz a lenda que o muco que encontramos em nossos olhos de manhã ao acordar é resultado de sua obra.

Ole Lukøje, um conto popular tendo o Sandman como personagem principal e escrito em 1841 por Hans Christian Andersen, retrata-o com dois guarda-chuvas: um com imagens no interior, e um sem. Embora esta versão do Sandman ainda utilize a areia mágica para fazer as crianças dormirem, ele usa esses guarda-chuvas para fornecer-lhes os sonhos. Como afirmado anteriormente, o comportamento da criança determina os tipos de sonhos que receberão. Para as crianças que se comportaram bem, o Sandman irá abrir o guarda-chuva cheio de imagens sobre eles, enchendo-os com todos os tipos de histórias encantadoras e imagens. Quanto às crianças desobedientes, ele utiliza o guarda-chuva branco, o qual não dá nada, além de um sono extra.




Mas, no mesmo conto popular, a natureza do Sandman começa a mudar. Hans Christian Andersen descreve-o não apenas como um homenzinho bondoso que traz o sono para as crianças, mas também como a própria Morte, conduzindo as almas para o seu descanso final. Apesar dessa versão, o Sandman não é visto como uma criatura maléfica, porém existe ainda a versão do autor alemão E.T.A. Hoffman do Sandman. Hoffman escreveu uma história retratando o Sandman como um ser muito desagradável, uma espécie de criatura sinistra, que joga areia nos olhos das crianças que não dormem. Ao invés de trazer sonhos, esta areia faz os olhos das crianças saltarem para fora de sua cabeça, e o Sandman os coleta e leva para os seus filhos se alimentarem. Se isso não fosse estranho o suficiente, esta história também descreve o lugar onde o Sandman mora como um ninho de ferro na lua.



Espero que você leitor possa ter um bom sono hoje òó


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

16 comentários:

  1. A música do Metallica "Enter Sandman" fala sobre isso!

    ResponderExcluir
  2. Tmb tem uma do Blind Guardian qje fala sovre ele

    ResponderExcluir
  3. Como se chama a criatura que trás pesadelos ? Ele e o contrario do sandman eu acho que ele aparece no filme a origem dos guardiões ele e o vilão

    ResponderExcluir
  4. Gostei do artigo valeu!

    ResponderExcluir
  5. E quanto ao Sandman do Neil Gaiman?

    ResponderExcluir
  6. Faltou o Sandman do Neil Gaiman :/

    ResponderExcluir
  7. Mto bom o post de vcs, mas esqueceram de citar o Sandman de Neil Gaiman, que é uma das melhores coleções de livros e quadrinhos contemporâneos.

    ResponderExcluir
  8. so lembrei de Sandman dos quadrinhos k

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby