28 de setembro de 2013

Talos

۞ ADM Sleipnir



Na mitologia grega, Talos (ou Talon) era um automato gigante/estátua viva de bronze, forjado pelo deus ferreiro Hefesto com a ajuda dos ciclopes, a pedido de Zeus. Em algumas versões do mito , Talos é forjado pelo inventor Dédalo. Na arte clássica, Talos foi descrito como um homem jovem e bonito, esculpido em bronze. Em outras fontes é retratado como um touro de bronze ou o último homem da raça de bronze.

Zeus presenteou-o à sua amante Europa, como seu protetor pessoal, depois de extraditá-la para a ilha de Creta. Talos recebeu a tarefa de patrulhar a ilha, circulando-a três vezes por dia, e afugentar os piratas da costa com uma saraivada de pedras ou lhes dando um abraço mortal. 


Talos possuía um ponto fraco, que era uma veia protegida por um parafuso, no fundo de sua perna. Existem muitas versões sobre a morte do gigante, todas referentes aos Argonautas. Há autores, como Apolodoro, que atribuem a morte de Talos a uma flecha disparada por Peante, diretamente em seu ponto fraco. Outra história diz que foi a bruxa Medéia quem o derrotou, levando-o à loucura com falsas visões de imortalidade se retirasse o parafuso, ou, através de drogas que o levaram a ferir-se com uma rocha no ponto sensível do seu corpo. Após sua morte, os Argonautas puderam finalmente desembarcar na ilha.

Na genealogia do épico poeta Cinaethon de Sparta, Talos foi aparentemente o deus-sol cretense, um filho de Kres (a personificação da ilha de Creta), e o pai de Hefesto. Ele foi, provavelmente, também o pai da esposa do rei Minos, a deusa-lua de Creta, Pasífae. O nome Talos significa " o sol "no dialeto cretense, e "cortar " ou " talhado"em grego.

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. nossa esse nau conhecia, parabens ai !!!

    ResponderExcluir
  2. N, talos é o terceiro dovahkiin >:(

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o cara aí ele foi o terceiro Dovahkiin Ù.Ú

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby