Image Map

28 de setembro de 2013

Talos

۞ ADM Sleipnir

Arte de Hide1976

Na mitologia grega, Talos (ou Talon) era um automato gigante/estátua viva de bronze, forjado pelo deus ferreiro Hefesto com a ajuda dos ciclopes, a pedido de Zeus. Em algumas versões do mito , Talos é forjado pelo inventor Dédalo. Na arte clássica, Talos foi descrito como um homem jovem e bonito, esculpido em bronze. Em outras fontes é retratado como um touro de bronze ou o último homem da raça de bronze.

Zeus presenteou-o à sua amante Europa, como seu protetor pessoal, depois de extraditá-la para a ilha de Creta. Talos recebeu a tarefa de patrulhar a ilha, circulando-a três vezes por dia, e afugentar os piratas da costa com uma saraivada de pedras ou lhes dando um abraço mortal. 


Talos possuía um ponto fraco, que era uma veia protegida por um parafuso, no fundo de sua perna. Existem muitas versões sobre a morte do gigante, todas referentes aos Argonautas. Há autores, como Apolodoro, que atribuem a morte de Talos a uma flecha disparada por Peante, diretamente em seu ponto fraco. Outra história diz que foi a bruxa Medéia quem o derrotou, levando-o à loucura com falsas visões de imortalidade se retirasse o parafuso, ou, através de drogas que o levaram a ferir-se com uma rocha no ponto sensível do seu corpo. Após sua morte, os Argonautas puderam finalmente desembarcar na ilha.

Na genealogia do épico poeta Cinaethon de Sparta, Talos foi aparentemente o deus-sol cretense, um filho de Kres (a personificação da ilha de Creta), e o pai de Hefesto. Ele foi, provavelmente, também o pai da esposa do rei Minos, a deusa-lua de Creta, Pasífae. O nome Talos significa " o sol "no dialeto cretense, e "cortar " ou " talhado"em grego.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. nossa esse nau conhecia, parabens ai !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo conto, a Mitologia Greco e Romana são muito Belas e importante nas nossas vidas. PARABÉNS.

      Excluir
  2. N, talos é o terceiro dovahkiin >:(

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o cara aí ele foi o terceiro Dovahkiin Ù.Ú

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. os dovahkins nao existem ou existiram
      . sao so pro skyrim

      Excluir
  5. O primeiro robô da história,Talos!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby