Image Map

2 de dezembro de 2013

Magni e Modi

۞ ADM Sleipnir

Arte de Mauriilustrador

Magni e Modi são dois dos filhos do deus do trovão Thor. Magni é filho de Thor e da giganta Jarnsaxa, enquanto que o nome da mãe de Modi não é referido nas fontes antigas. Magni e Modi estavam destinados a serem ainda mais fortes e maiores do que o seu pai, e a sobreviverem aos eventos do Ragnarok. De acordo com o Vafþrúðnismál, terceiro poema da Edda Poética, eles herdarão o martelo Mjolnir após a morte do pai. 

Magni é o deus que possui a maior força dentre todos os deuses. A Edda em prosa relata que Thor certa vez enfrentou e derrotou o gigante Hrungnir, mas o gigante acabou caído sobre o deus. Todos os deuses haviam tentado libertar Thor, mas nada conseguiram fazer, então, chamaram por Magni, que tinha apenas três noites de vida, e ele libertou seu pai da perna do gigante. Thor muito feliz presenteou seu filho com um cavalo mágico chamado Gullfaxi, que pertencia a Hrungnir e disse que ele seria poderoso. 


Modi, assim como seu irmão, é uma representação de força. No entanto, enquanto Magni representa a força física Modi é a força da bravura e coragem. A bravura de Modi é tão grande que ele não conhece o medo, e sua coragem influencia o aumento de sua própria força bruta. Os lendários berserkers eram frequentemente identificados com Modi, que era por vezes referido como o deus da fúria da batalha.

A adoração à Magni e Modi não era tão comum, uma vez que eles eram ofuscados pelo seu patrono popular. No entanto, houveram menção dos dois deuses ao longo lenda e em referências obscuras através da cultura pop moderna. Por exemplo, no RPG Mundo das Trevas: "Lobisomem", os guerreiros da tribo Cria de Fenris são referidos como os Modi, demonstrando a sua fúria. O nome de Magni também pode ter influenciado a palavra magnífico, referindo-se ao poder inspirador de Magni . 

Estes filhos de Thor, apesar de sobreviverem ao fim do mundo, ainda são muito mais obscuros do que as gerações anteriores de deuses, e essa é verdade sobre muitos dos outros sobreviventes, como Vidar e Narfi (filhos de Odin e Loki respectivamente), que também estavam destinados a sobreviver a última batalha e ascender a altos postos no novo mundo.

Magni

Modi, arte do game Dawn of Gods

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

22 comentários:

  1. Respostas
    1. por vavor pode me dizer se magni e modi ultilizava alguma arma? Tipo o mijonir que o thor ussa.

      Excluir
    2. Uma passagem do Vafþrúðnismál, terceiro poema da Edda Poética, diz que eles herdarão o martelo do pai após sua morte no Ragnarok.

      Excluir
  2. - Realmente não esperava tanto de uma pag, esta de parabéns, á 10 anos estudando sobre mitologia nórdica, é ate prazeroso ler algo tão bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa tudo bom? Estou fazendo um projeto sobre mitologia nórdica poderia me ajudar sr??

      Excluir
  3. Olá, muito legal o site de vocês, parabéns. Tenho uma correção a fazer, ali no último parágrafo tem uma parte que cita "Vidar e Narfi" como filhos de Odin... na verdade Narfi é filho de Loki e Sygin, porém o irmão dele, Vali tem o mesmo nome do filho de Odin com a gigante Rind. Houve uma pequena troca dos nomes hehe, até mais. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius! Obrigado pela correção, já ajustei o texto.

      Excluir
  4. E pela trilha sonora do novo God Of War, parece que Kratos vai sentar o sarrafo neles

    ResponderExcluir
  5. Parece que nenhum deles vai herdar o martelo kkkk

    ResponderExcluir
  6. Só vim aqui pq o atreus falou que o thor tinha filhos ;-;

    ResponderExcluir
  7. Não sei se me alegro ou me entristeço por saber que a maioria tá aqui por causa de GOW...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, deveriam criar um jogo falando da mitologia nórdica, esse negócio de God of war, ja ta chato.

      Excluir
    2. Sim. O que mais queria era que a porcaria de uma empresa fizesse um jogo sobre mitologia... MAS DE MITOLOGIA, NÃO IMPORTA QUAL A VERSÃO DO MITO COLOCAR, MAS POR PAI DE TODOS, APENAS DE MITOLOGIA kkkk

      Excluir
    3. Filhotes, existe algo chamado "liberdade criativa" e God of war usa disso na adaptação da mitologia nórdica. Como ser 100% fiel aos mitos se os mitos possuem várias versões? Além do mais, ser 100% fiel aos mitos tornaria os jogos previsíveis. Como vc pode discutir teorias ou se surpreender com algo quando já sabe de tudo que vai acontecer? Eu sou uma pessoa que ama mitologia grega, nórdica, hindu, egípcia e outras e não conheço NGM que compartilhe desse gosto. Geral só quer saber de mitologia grega ou nórdica por causa da cultura pop. Então não venham ostentar um valor que não possuem. Amantes de mitologia, vcs sabem o que é o "batimento do oceano" sem ir dar uma pesquisada no Google?

      Obs: Não estou desmerecendo alguém que não saiba, só estou dizendo pra não bancar o chato por se achar o "amante de mitologia" quando na verdade só conhece Zeus e Thor.

      Excluir
    4. Pois é m1999, pessoal preza por originalidade na mitologia nórdica mas mal sabe que muito o que consumem a respeito já está deturpado do "original", inclusive a aclamada Edda em prosa do Snorri.

      Excluir
  8. Eu vim aqui por causa da serie Ragnarok da Netflix, pq no final thor e saxa acabam ficando uma vez e para verificar eu pesquisei e encontrei esse lugar maravilhoso

    ResponderExcluir
  9. Alguém poderia me ajudar quero fazer um mangá sobre a mitologia alguem experiente poderia me ajudar? Pfv

    ResponderExcluir
  10. top demais... post de 2013 mas é muito bem feito

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby