Image Map

22 de dezembro de 2014

Grýla

۞ ADM Sleipnir


Grýla ( Grýlur, Grýlu-Brandr), no folclore islandês, é uma horrível ogra gigante que é dita viver nas montanhas da Islândia. É um dos mais antigos personagens do folclore da Islândia, e suas origens datam de, pelo menos, o século XIII (e quase certamente muito mais cedo). No século XV, ela era caracterizada como uma criatura com 15 caudas, com cada cauda segurando 100 sacos, e em cada saco cabiam até 20 crianças. Já no século XVII, sua caracterização mudou, passando a ser associada ao Natal e tornando-se a mãe dos Yule Lads (a versão islandesa do Papai Noel). 

A maioria das histórias envolvendo sua figura eram contadas para assustar crianças. Ele método foi colocado em impasse quando um decreto público foi aprovado em 1746, proibindo essa essa prática para evitar que as crianças ficassem traumatizadas. 


A Ogressa do Natal

Grýla  tem a capacidade de detectar as crianças que se comportaram mal durante todo o ano. Conforme se aproxima o Natal, Grýla sai à procura dessas crianças, e as captura para devorá-los mais tarde. Dizem que seu prato favorito é um guisado feito com crianças impertinentes e dizem que seu apetite é insaciável. De acordo com lendas, nunca faltou alimento para Grýla. 

Segundo o folclore, Grýla foi casada três vezes. Seus dois primeiros maridos eram Gustur e Boli - desagradáveis e preguiçosos, não saíam de suas camas, sendo completamente dependentes de Grýla. Seu terceiro marido, Leppalúði, vive com ela em sua caverna nos campos de lava Dimmuborgir, com o grande gato preto Yule (outro monstro natalino) e seus filhos, os Yule Lads. Uma criadora prolífica, Grýla teve pelo menos 72 filhos, dos quais nem todos são Yule Lads. Das crianças que não são Yule Lads os mais conhecidos são Leppur, Skreppur, Langleggur e Leidindaskjóda

Na cultura popular 

A lenda de Grýla já apareceu em muitas histórias, poemas, canções e peças de teatro na Islândia. Mais recentemente, Grýla foi destaque em um artigo do The Onion, um site de notícias satíricas, que citaram-a como sendo a causa das erupções do vulcão Eyjafjallajökull em 2010. Em 2012,  O Stuff Monsters Like, um blog satírico inspirado por filmes de terror, publicou um artigo intitulado "Monsters Like Holiday Stew", que fazia referência ao apetite de Grýla por crianças.




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. muito top, minha amiga quase morreu, o nome dela é Danielle Viana

    ResponderExcluir
  2. Será que alguém planeja produzir um filme (de terror) sobre essa ogra islandesa, futuramente ?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na série o mundo sombrio de sambrina, no episódio 11 da 1 temporada, a Gryla aparece na série

      Excluir
  3. Gryla recentemente apareceu como um chefe no jogo God of War: Ragnaronk.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby