11 de dezembro de 2014

Jatayu

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia hindu, Jatayu era filho de Aruna e irmão de Sampati, portanto sobrinhos de Garuda, a famosa montaria do deus Vishnu. Ambos pertenciam à raça das aves de rapina e costumam ser descritos como enormes águias ou monstruosos abutres ou condores.

Quando jovens, Jatayu e Sampati costumavam competir a respeito de quem poderia voar mais alto. Em uma dessas disputas, Jatayu voou tão alto que ele esteve prestes a ser cauterizado pelas chamas solares. Sampaati salvou seu irmão, espalhando suas próprias asas e, assim, protegendo Jatayu das chamas quentes. No processo, o próprio Sampaati ficou ferido e perdeu suas asas. Como resultado Sampaati viveu sem asas para o resto de sua vida. Outra versão desta história inverte seus papéis, dizendo que foi Jatayu que salvou Sampati das chamas do sol.


Jatayu sobreviveu a inúmeras eras e era velhíssimo na época em que Rama foi se exilar na floresta. A narrativa dos Puranas diz que na verdade Jatayu era um grande devoto do deus Vishnu, que possuía pelo deus afeição do tipo paternal, como um avô. Durante o exílio na floresta o poderoso Jatayu foi o protetor oculto de Sita e Rama, zelando pelo casal divino observando o arredor do céu, com seu olhos de abutre.

Ravana desceu ao local onde Sita se encontrava, vindo de Lanka em seu poderoso carro de propulsão mental, não escapando à observação atenta de Jatayu. Ao tentar voar de volta para Lanka, após o rapto de Sita, Ravana foi violentamente atacado pelo velho e poderoso Jatayu, que na investida contra Ravana teve suas asas cortadas e se precipitou ao solo, vindo a falecer nos braços de Rama. O seu poder era tão grande que foi evocando o seu nome que Hanuman pôde encontrar Sampati, o irmão de Jatayu, que indicou a direção para onde Ravana havia levado Sita.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby