19 de dezembro de 2014

Wanyudo

۞ ADM Sleipnir

Arte de Benjamin Widdowson

Wanyudo (japonês 輪入道, "monge da roda") é um yokai bem conhecido no folclore japonês, em grande parte porque ele é considerado o guardião das portas do inferno. Ele tem a forma de uma roda de carro de bois em chamas, com a cabeça de um homem presa em seu centro.

Diz a lenda que o homem cuja cabeça está presa à roda flamejante era Heian, um tirano senhor feudal que possuía o péssimo hábito de arrastar as pessoas até a morte amarradas em uma carruagem ou carro de boi. Um dia, ele foi assassinado enquanto dava uma volta pela cidade numa carroça puxada a bois. Uma versão conta que, sedento por vingança, Heian teria voltado a vida sob a forma de Wanyudo. Outra versão da lenda diz que ele foi condenado a permanece sob essa forma por toda eternidade, como punição por seus crimes hediondos. Muitos dizem que ainda hoje ele assombra as ruas de Kyoto e de outras cidades do Japão.


Durante a maior parte do tempo, o Wanyudo vagueia entre o mundo dos vivos e o submundo, patrulhando em busca de ímpios. Ele vive em constante sofrimento devido as chamas que rodeiam sua cabeça, e sente um prazer sádico em infligir dor a outras pessoas. Quando captura uma vítima, ele arranca sua alma e a arrasta consigo para o inferno, para que seja julgada e condenada. Em seguida, ele retorna à o mundo dos vivos para dar prosseguimento ao seu trabalho.

Quando o Wanyudo é avistado, os mais inteligentes procuram se manter fora de sua vista, ficando fora das ruas e estradas e longe de todas as portas e janelas para evitarem ser vistos por esse demônio. Os mais cautelosos decoram suas casas com amuletos, na esperança de que o yokai seja repelido e assim não se aproxime da residência. O simples avistamento do Wanyudo é o suficiente para trazer calamidades sobre uma família inteira. 

Arte de Hamm Ling

Uma história famosa em Kyoto fala sobre uma mulher que espiava pela janela no momento em que Wanyudo passava pela cidade. O demoníaco yokai rosnou para ela, dizendo: "Em vez de você olhar para mim, deveria olhar para o seu próprio filho!"A mulher olhou imediatamente para o seu bebê, que estava gritando no chão em uma poça de sangue. Ambas as suas pernas tinham sido completamente arrancadas de seu corpo. Ao olhar novamente para o yokai, a mulher viu que as pernas da criança estavam em sua boca, sendo devoradas por ele.

Íxion

A imagem do Wanyudo é muito semelhante a de um personagem da mitologia grega, Íxion. Íxion era um Rei dos Lápitas (um povo que habitava a antiga Tessália) que foi punido por Zeus por ter tentado estuprar Hera. Ele foi fulminado por um raio, e lançado ao Tártaro,  onde foi preso a uma roda em chamas e condenado a nela girar pela eternidade.


NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby