3 de dezembro de 2014

Kuát e Iaê

۞ ADM Sleipnir

"Kuat e Iae", de Pradeep Mahadeshwar
Kuát e Iaê são respectivamente os deuses sol e lua da mitologia da tribo amazônica Mamaiu (ou Mamaiuran). De acordo com o mito da criação dos Mamaius, havia somente escuridão no início dos tempos, e as tribos eram forçadas a viver no medo eterno de ataques dos animais selvagens. A luz não conseguia chegar aos Mamaius porque as asas dos pássaros tapavam o céu. Foi então que o deus Kuát e seu irmão gêmeo Iaê decidiram forçar o deus abutre Urubutsin, detentor de toda a luz, a compartilha-la com as tribos.

Os dois deuses tiveram a idéia de se esconderam-se num cadáver já recheado de vermes, e esperaram que os pássaros se aproximassem. No momento que o rei Urubutsin aterrissou no cadáver para comer seus vermes, os irmãos lançaram uma rede negra sobre o deus abutre, prendendo-o.

Urubutsin lutou tentando escapar da rede, mas seus esforços eram em vão. Os deuses gêmeos se recusavam a soltá-lo, a menos que Urubutsin lhes entregasse a luz. Sem condições de fugir e abandonado pelos seus companheiros pássaros, Urubutsin concordou em partilhar com os irmãos deuses metade de sua luz se eles o soltassem.

Assim que libertado, Urubutsin entregou aos deuses irmãos uma caixa onde ele guardava a luz. Kuát e Iaê a pegaram e rapidamente lançaram-na aos céus. Kuát ficou com a maior parte da luz e a chamou de Sol, enquanto Iaê ficou com a parte menor e a chamou de Lua. Ao dividir o poder entre os dois, Kuát e Iaê alternam a iluminação do mundo e assim mantém afastada a escuridão.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Um comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby