Image Map

3 de dezembro de 2014

Kuát e Iaê

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Kuát e Iaê são respectivamente os deuses sol e lua da mitologia da tribo amazônica Mamaiu (ou Mamaiuran). De acordo com o mito da criação dos Mamaius, havia somente escuridão no início dos tempos, e as tribos eram forçadas a viver no medo eterno de ataques dos animais selvagens. A luz não conseguia chegar aos Mamaius porque as asas dos pássaros tapavam o céu. Foi então que o deus Kuát e seu irmão gêmeo Iaê decidiram forçar o deus urubu Urubutsin, detentor de toda a luz, a compartilha-la com as tribos.

Os dois deuses tiveram a ideia de se esconderem num cadáver já recheado de vermes, e esperaram que os pássaros se aproximassem. No momento em que Urubutsin aterrissou sobre o cadáver para comer seus vermes, os irmãos lançaram uma rede negra sobre o deus urubu, prendendo-o.

Urubutsin lutou tentando escapar da rede, mas seus esforços eram em vão. Os deuses gêmeos se recusavam a soltá-lo, a menos que Urubutsin lhes entregasse a luz. Sem condições de fugir e abandonado pelos seus companheiros pássaros, Urubutsin concordou em partilhar com os irmãos deuses metade de sua luz se eles o soltassem.

Assim que libertado, Urubutsin entregou aos deuses irmãos uma caixa onde ele guardava a luz. Kuát e Iaê a pegaram e rapidamente lançaram-na aos céus. Kuát ficou com a maior parte da luz e a chamou de Sol, enquanto Iaê ficou com a parte menor e a chamou de Lua. Ao dividir o poder entre os dois, Kuát e Iaê alternam a iluminação do mundo e assim mantém afastada a escuridão.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby