Anput (também conhecida como Input, Inpewt e Yineput) era na mitologia egípcia a deusa que personificava o décimo sétimo nomo do Alto Egito, Cinópolis. Ela era a contraparte feminina / consorte do deus Anúbis, com quem era dita ser mãe da deusa Kebechet e possívelmente Ammit. Ela também era considerada a protetora do corpo de Osíris.
Anput foi retratada como uma mulher com um padrão coberto por um chacal, ou como um grande cão preto ou chacal. Anput foi ocasionalmente retratada como uma mulher com a cabeça de um chacal, mas essa representação era muito rara.
Arte de Sam Aucello |
Provavelmente a representação mais notável de Anput é a da tríade de Miquerinos, também conhecida como Tríade de Menkaure. Tratam-se de três grupos de estátuas de grauvaca de cerca de 90 cm cada, e encontradas em Giza, na tumba do faraó Miquerinos. Em cada uma das três estátuas, o faraó é retratado ao centro, em uma posição mais avançada, ladeado pela deusa Hathor. A terceira figura muda em cada estátua, homenageando os deuses cultuados em diferentes áreas do Alto Egito – governado por Miquerinos. Na região de Cinópolis, Anput é a terceira figura retratada.
Miquerinos (centro), Hathor (esquerda) e Anput (direita). Estátua localizada no Museu Egípcio do Cairo |
YHA TÁ BACANO E TAL
ResponderExcluirTodas as mitologias trazem alguma verdade. É preciso lê-las nas entrelinhas. Lá há sempre uma mensagem do Cosmos.........
ResponderExcluirverdade!
ExcluirJá vi a original no Museu do Cairo em 2018 e tenho uma cópia idêntica em pedra a 50 anos.
ResponderExcluirSensacional
Excluir