Image Map

19 de agosto de 2019

Anput

۞ ADM Sleipnir


Arte de Kristy CHE
Anput (também conhecida como Input, Inpewt e Yineput) era na mitologia egípcia a deusa que personificava o décimo sétimo nomo do Alto Egito, Cinópolis. Ela era a contraparte feminina / consorte do deus Anúbis, com quem era dita ser mãe da deusa Kebechet e possívelmente Ammit. Ela também era considerada a protetora do corpo de Osíris.

Anput foi retratada como uma mulher com um padrão coberto por um chacal, ou como um grande cão preto ou chacal. Anput foi ocasionalmente retratada como uma mulher com a cabeça de um chacal, mas essa representação era muito rara. 

Arte de Sam Aucello
Provavelmente a representação mais notável de Anput é a da tríade de Miquerinos, também conhecida como Tríade de Menkaure. Tratam-se de três grupos de estátuas de grauvaca de cerca de 90 cm cada, e encontradas em Giza, na tumba do faraó Miquerinos. Em cada uma das três estátuas, o faraó é retratado ao centro, em uma posição mais avançada, ladeado pela deusa HathorA terceira figura muda em cada estátua, homenageando os deuses cultuados em diferentes áreas do Alto Egito – governado por Miquerinos. Na região de Cinópolis, Anput é a terceira figura retratada.

Miquerinos (centro), Hathor (esquerda) e Anput (direita). Estátua localizada no Museu Egípcio do Cairo

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Todas as mitologias trazem alguma verdade. É preciso lê-las nas entrelinhas. Lá há sempre uma mensagem do Cosmos.........

    ResponderExcluir
  2. Já vi a original no Museu do Cairo em 2018 e tenho uma cópia idêntica em pedra a 50 anos.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby