۞ ADM Sleipnir
Itztlacoliuhqui-Ixquimilli (em náuatle "Ponta Curva de Obsidiana - Olho de Adaga") era o deus asteca da pedra, associado ao frio, inverno, pecado, castigo e miséria humana. Na cultura mesoamericana, criminosos eram comumente punidos por apedrejamento, e pedras eram geralmente associadas com o conceito de castigo. Por isso, Itztlacoliuhqui-Ixquimilli era considerado um deus dos castigos, além de ser associado com a justiça. Ele é considerando um aspecto do deus Tezcatlipoca, e no calendário asteca, governa a trecena 1-Cuetzpalin (lagarto).
Os astecas retratavam Itztlacoliuhqui-Ixquimilli com um rosto de pedra, geralmente com os olhos vendados. Também possui uma flecha com uma ponta de pedra fincada na cabeça.
Mito
Itztlacoliuhqui-Ixquimilli era inicialmente chamado Tlahuizcalpantecuhtli, um deus da guerra e do amanhecer. Quando Tonatiuh (antes Nanauatzin) adquiriu o posto de deus do sol durante a criação do Quinto Mundo, passou a exigir que os demais deuses prestassem obediência e sacrifícios diários a ele. Irritado com a arrogância de Tonatiuh (outra versão da história alega que o motivo foi ciúmes), Tlahuizcalpantecuhtli atirou uma flecha contra Tonatiuh, mas o brilho do deus o fez errar o alvo. Tonatiuh enviou a flecha de volta contra Tlahuizcalpantecuhtli, atingindo-o na testa e transformando-o em pedra. Assim, ele se tornou Itztlacoliuhqui-Ixquimilli, o deus da pedra e da frieza.
Olá portal dos mitos gostaria de sugerir uma postagem sobre o tema "Armagedom ". O blog de vcs é ótimo.
ResponderExcluirSugestão anotada, obrigado!!
Excluirseria kegal se tivese uma materia sobre mitos que são o mesmo ao redor do mundo, como as piramides sendo sempre rampas e escadas para o ceu e essas coisas amo o portal dos mitos leio a anos
ResponderExcluirTbm leio a um bom tempo. E tbm seria legal além do tema q eu citei e o seu, uma postagem sobre as feras descritas em Apocalipse último livro da bíblia.
ResponderExcluirSleipnir, quando tu escreve os post de mitologia asteca, maia, inca e talz.Tu tenta pronunciar nomes?
ResponderExcluirOlá Gustavo, tentar eu tento, agora conseguir é outra história kkkk
Excluir