22 de agosto de 2016

Asrai

۞ ADM Sleipnir

Arte de HokutoFighter

Asrai (também Ashray ou Asrey) são uma classe de fadas aquáticas oriundas do folclore e da literatura inglesa. Habitantes de rios e lagos profundos, elas são geralmente representadas como seres femininos, frágeis e de extraordinária beleza, comparáveis a sereias ou nixies. Sua estatura varia entre 60 cm e 1,2 m, e algumas descrições lhes atribuem membranas entre os dedos das mãos e dos pés, além de cabelos esverdeados.

Apesar de aparentarem juventude, as Asrai seriam criaturas centenárias, que vivem ocultas sob a água durante toda a sua existência. Segundo os relatos, apenas uma vez a cada cem anos elas emergiriam à superfície, durante a noite, para banhar-se à luz da lua, da qual se alimentariam. Nessas ocasiões, sua timidez e delicadeza contrastariam com a irresistível atração que exercem sobre os humanos.


A beleza das Asrai seria tamanha que qualquer homem que as visse sentiria imediatamente o desejo de capturá-las. Contudo, sua natureza etérea as torna vulneráveis: se expostas diretamente ao sol ou aprisionadas por mãos humanas, desvanecem e se dissolvem, restando apenas uma poça d’água no lugar. Em algumas versões, o toque de suas mãos frias e úmidas queimaria como fogo, deixando marcas permanentes na pele de quem ousasse prendê-las.

Embora muitas vezes apresentadas como parte da tradição folclórica inglesa, estudiosos apontam que sua origem remonta sobretudo à poesia do escocês Robert Williams Buchanan (1841-1901). Posteriormente, narrativas recolhidas pela escritora britânica Ruth Tongue (1898–1981) difundiram e enriqueceram a lenda, mas sua autenticidade como registro de crença popular é contestada, sendo vistas hoje mais como um mito literário do que como uma tradição oral genuína.

Arte de trappedilluisions

fontes:

Postagem revisada e atualizada em 25/09/2025
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby