26 de agosto de 2016

Voltumna

۞ ADM Sleipnir

Voltumna (ou Veltha) era uma divindade etrusca originalmente de natureza ctônica, mas posteriormente elevada ao status de divindade suprema do panteão etrusco ( deus Etruriae princeps). Para os etruscos, Voltumna era primeiramente o deus protetor da federação etrusca; alguns estudiosos acreditam que ele também tenha sido uma espécie de deus do céu, similar a Zeus. Em Roma, Voltumna era equivalente ao deus Vertumo.

O culto a Voltumna estava centrado em Volsínios (atual Orvieto) uma polis da civilização etrusca no norte da Itália. A união dos vinte povos (populi) etruscos era renovada anualmente no bosque sagrado do Fanum Voltumnae ("Santuário de Voltumna"), situado próximo em Volsínios. Sabe-se que no Santuário de Voltumna eram realizados jogos, porém, a natureza dos mesmos é desconhecida.

No fórum Romano, próximo ao Templo de Castor e Pólux se situava um santuário dedicado a Voltumna no Vico Toscano.

Estatueta representando Voltumna

fontes:
  • Wikipédia (em inglês); 
  • Livro "A Dictionary of Gods and Goddesses, Devils and Demons", de Manfred Lurker.
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby