Chicomecoatl ("Sete-serpentes" na língua nauátle) é a deusa asteca da agricultura, principalmente a do milho, e a contraparte feminina ou consorte do deus do milho Centeotl. Ela também era chamada de Xilonen ("A peluda"), uma referência às barbas do milho em vagem. Chicomecoatl é uma deusa associada á nutrição, abundância e a fertilidade. Por tanto, era encarregada de prover alimento aos seres humanos.
Representações
Chicomecoatl foi retratada em códices astecas com o corpo e o rosto pintados de vermelho, vestindo em sua cabeça um característico cocar retangular ou um leque plissado de papel vermelho. Ela também foi representada em esculturas muitas vezes segurando uma espiga de milho em cada mão.
Culto
Uma cerimônia dedicada a Chicomecoatl ocorria no mês Huei Tozoztli ("do jejum prolongado"), que se situa em setembro. Nesse mês, os altares das casas eram decorados com milhos, e as sementes eram depositadas nos templos, onde eram abençoadas pela deusa. Dentro do templo, era oferecida em sacrifício uma jovem representando a deusa. Ela era decapitada e seu angue era vertido sobre uma estátua de Chicomecoatl, enquanto um sacerdote vestia sua pele esfolada.
Legal ver que o blog segue ativo até hj, gosto do blog faz tempo e venho consultar sempre que posso, sempre acho uma curiosidade que não conhecia continuem na divulgação dessas curiosidades e mitos
ResponderExcluirEnquanto o Blogger existir, eu estiver vivo e houverem histórias e personagens para serem abordados o Portal dos Mitos viverá.
ExcluirEu quero saber mais sobre a deusa do Milho Chicomecoatl
ResponderExcluir