Image Map

9 de setembro de 2020

Huayramama

۞ ADM Sleipnir

Arte de Sara Contreras (YunaXD)

Huayramama (do quéchua huayra,"vento" e mama, "mãe"; "Mãe do vento") é uma das três antigas mães-cobra pertencentes ao folclore da região amazônica peruana. Como o significado do seu nome sugere, Huayramama é dita ser a mãe e guardiã de todos os ventos, sendo capaz de controlá-los livremente, produzindo desde uma leve brisa à terríveis ventanias.

Sua aparência se assemelha a uma enorme jibóia, porém diferente de Yacumama e Sachamama, Huayramama possui um rosto semelhante a de uma mulher idosa e com cabelos brancos, tão longos que parecem se emaranhar nas nuvens. 

Huayramama concede poderes sobre o clima aos xamãs e curandeiros que se mostrem merecedores de obtê-los. Uma história fala de Don Emilion Shunã, um curandeiro que vivia na região próxima ao rio peruano Ucayali, e que passou por um ritual para obter a domar o vento e as chuvas. Durante nove dias, Emilio jejuou e bebeu chá da árvore huayrascapi, que acredita-se ser "mãe" de Huayramama. Ao fim dos nove dias, a própria Huayramama apareceu diante de Emilio, e lhe diz para jejuar por mais quarenta e cinco dias. Huayramama também lhe ensina canções para acalmar seus filhos, os ventos. 

Com o poder recebido de Huayramama, Don Emilio ajudava a todos que o procuravam. Ele podia controlar o clima, curar os afligidos por ventos malignos, fazer chover sobre plantações e trazê-las de volta à vida e revitalizar pesqueiros em extinção. Don Emilio Shunã teve uma vida longa, e após a morte, foi enterrado sob uma árvore huayrascapi, a qual dizem, ele dizia ser sua mãe.

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

fontes:
  • The Latin American Story Finder: A Guide to 470 Tales from Mexico, Central America, and South America, Listing Subjects and Sources, por Sharon Elswit.
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

5 comentários:

  1. Adorei os três posts sobre as mães cobras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. A tempos queria fazer e finalmente consegui.

      Excluir
  2. Já imagino ela no Monsterverse.

    ResponderExcluir
  3. Vcs já ouviram falar sobre uma criatura chamada Wako?Se eu n me engano pertence a mitologia dos povos indígenas colombianos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li esse nome antes mas não conheço nada a respeito. Irei pesquisar para em outro momento trazer ao blog.

      Excluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby