Image Map

11 de setembro de 2020

Yan Wang

۞ ADM Sleipnir

Yan Wang (centro) e seus subordinados, os Heibai Wuchang

Yan Wang (chinês 閻王, "Rei Yan") é, de acordo com a mitologia chinesa/budista, o deus que governa o Diyu (chinês 地獄), o inferno/submundo, presidindo suas dez cortes e julgando o destino dos mortos. Possui sua origem no deus hindu Yamaraja (ou somente Yama), chegando na China com o advento do budismo pelo Leste Asiático durante a dinastia Han. Um dos nomes pelo qual é conhecido, Yan Luo Wang (閻羅 王), é uma transcrição de seu nome em sânscrito, Yamaraja.

Gradualmente, o mito de Yan Wang evoluiu conforme o mito original se misturava com as crenças locais, num processo conhecido como sincretismo religioso. Yan Wang pode ser encontrado em quase todas as culturas onde o budismo é praticado e é uma figura importante em países como o Tibete, Vietnã, Coréia e Japão. Embora ele tenha mantido seu papel como Senhor dos mortos na China, a aparência de Yan Wang mudou drasticamente para se adaptar à cultura dominante chinesa.

O deus hindu Yama/Yamaraja


Aparência

Yan Wang possui uma aparência assustadora, sendo geralmente representado com olhos grandes e salientes, uma pele de coloração vermelho-escura, uma expressão severa e uma longa barba negra. Ele também costuma ser retratado vestindo túnicas chinesas tradicionais e um chapéu com a palavra "rei" (王) inscrita nele.

Família

Yan Wang não tem nenhum familiar conhecido. Em vez disso, ele está sempre acompanhado por seu escriba que carrega um pincel de caligrafia e um grande livro que contém o nome e a data da morte de cada pessoa que já viveu ou viverá. Os dois temíveis guardiões do submundo, Niu-Tou (chinês 牛头ou 牛頭, "cabeça de touro") e Ma-Mian (chinês 马 面ou 馬 面, "cabeça de cavalo"), também fazem companhia a Yan Wang e têm a tarefa de trazer almas dos recém falecidos diante dele para que ele possa determinar seu destino. Outro par de divindades, os Guardiões Negros e Brancos ( chinês 黑 无常 白 无常, Heibai Wuchang), por vezes são ditos executando a função de escoltar as almas ao submundo.


Mitologia

No sistema de crenças chinesa-budista, o submundo é composto por dez camadas ou cortes, onde cada uma é progressivamente mais aterrorizante que a anterior e é presidida por uma divindade. Dentre essas divindades, Yan Wang é a mais poderosa, governando todo o submundo. 

Hanshan, um poeta budista do século VII ou VIII, advertiu os vivos a levarem uma vida virtuosa para evitar serem punidos por Yan Wang. O conselho foi traduzido da seguinte forma:

Exorto-vos a pôr fim às vossas idas e vindas;
Nunca o irrite - velho Yan Wang.
Perca o equilíbrio e você cairá nos três caminhos malignos [de sofrer no inferno, se tornar um fantasma faminto ou renascer como um animal];
Seus ossos serão transformados em pó, tendo sido martelados mil vezes!
Por muito tempo você será uma pessoa no Inferno;
Para sempre cortado dos caminhos desta vida.
Eu exorto você - acredite em minhas palavras;
Reconheça e segure o tesouro dentro de sua túnica.

Diferentemente do sistema de crença cristão, não existe forma de evitar ir para o Diyu após a morte. Porém, apesar de ser inevitável, as punições e a permanência por lá não são eternas. O tipo e a duração das punições no Diyu são determinados pela gravidade de seus crimes durante a vida.

Almas virtuosas são enviadas para viver no Céu por um certo período de tempo antes de retornarem à Terra como um ser humano ou deixarem o ciclo de reencarnação. Já as almas pecaminosas são meticulosamente interrogadas por Yan Wang sobre suas ações e se consideraram as consequências espirituais das mesmas. Após admitirem que não o fizeram, os pecadores são condenados a vagar sem rumo pelos labirintos do submundo antes de chegarem ao seu castigo, o qual varia conforme o tipo de crime e pecado cometido durante a vida.

Hipócritas são condenados a morrer no vapor, sendo colocados dentro de grandes panelas de metal. Incendiários são amarrados a pilares de cobre incandescentes. Assassinos que tenham esfaqueado alguém até a morte são condenados a escalar montanhas de facas afiadas. O nível mais cruel e inferior do submundo é reservado para aqueles que cometeram os crimes mais hediondos, conhecidos como as Cinco Ofensas Graves, que incluíam matricídio, patricídio, matar um ser iluminado, derramar o sangue de um Buda ou criar um cisão dentro da comunidade budista. Aqueles que cometem um desses cinco pecados são tratados pessoalmente por Yan Wang e condenados a se tornarem animais menores ou insetos em sua próxima vida.

No entanto, o próprio Yan Wang não é imune às punições do submundo. Quando ele não estava julgando, Yan Wang é amarrado a uma superfície de metal escaldante três vezes por dia enquanto um jato de metal derretido é despejado em sua garganta, o que explica por que sua pele é tão vermelha.

Apesar do fato de que ele é decididamente assustador, Yan Wang não era uma divindade maligna. Na verdade, algumas versões do seu mito afirmam que ele foi rebaixado pelo Imperador de Jade ao posto de rei da 5ª Corte de Diyu, pois era muito misericordioso e suas punições não eram severas o suficiente. Sua posição foi ocupada por Qin Guang Wang (chinês 秦 广 王), porém seu rebaixamento não é muito conhecido na China, e comumente Yan Wang ainda é popularmente referido como o governante do submundo.

Em algumas interpretações, Yan Wang é realmente visto como um título, e não uma pessoa em particular. Nelas, após um Rei do Inferno cumprir sua pena no Inferno, ele seria capaz de reencarnar na Terra novamente ou deixar o ciclo por completo. Em alguns textos, mortais são recompensados ​​com a posição de Rei do Inferno após cometerem atos de honra.

Cultura popular

Após a morte de uma pessoa, é tradicional que as pessoas queimem o "dinheiro do inferno" (também conhecido como papel joss) para que seus amigos e familiares tenham um bom sustento na vida após a morte. 

Dizem que as almas que estão vagando pelos labirintos do submundo ainda precisam de dinheiro para comprar comida e outros bens para ajudá-las em sua jornada. A queima de papel joss é considerada uma parte muito normal do funeral e do processo de luto. Uma imagem de Yan Wang é frequentemente vista impressa nele.

Devido a sua popularidade e status como um deus da morte universal em toda a Ásia, Yan Wang aparece em inúmeras obras, sendo a mais popular em Dragon Ball Z, onde é chamado de Rei Enma



fontes:
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

4 comentários:

  1. Enma Daioh e Yan Wang são o mesmo?

    ResponderExcluir
  2. O cara foi rebaixado por ser misericordioso demais... Esse inferno tem altos padrões. Pelo menos a tortura não é pra sempre.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente fenomenal

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby