Image Map

4 de setembro de 2020

Yacumama

Yacumama (do quéchua yacu, "água" e mama, "mãe"; "Mãe das Águas", também chamada Yacumaman, Yakumama, Yakumaman, Puragua e Anaconda) é uma das três antigas mães-cobra pertencentes ao folclore da região amazônica peruana, a qual acredita-se ser o espírito protetor do rio Amazonas e a mãe de todas as criaturas aquáticas do mesmo. No Brasil, ela é equivalente a criatura conhecida como Boíuna ou Cobra Grande.

Sua aparência se assemelha a uma sucuri gigante de escamas azuis, possuindo entre 30 e 60 metros de comprimento e com sua cabeça podendo ter mais de um metro e meio de largura. Seus olhos são brilhantes como os faróis de um barco. 

Yacumama é capaz de imobilizar suas presas apenas com o olhar, e também atraí-las para perto ela como um ímã. Quando está de bom humor, ela favorece as pessoas com chuva e peixes abundantes. Quando está com raiva - o que pode acontecer sem motivo perceptível - ela provoca tempestades, nevoeiros e redemoinhos, além de movimentar seu enorme corpo para causar destruição. 

Ela detesta aqueles que tentam explorar os recursos do rio de forma predatória. Ela pode combater pescadores que tentem pescar no rio virando seus barcos ou engolindo todos os peixes, fazendo com que os pescadores tenham que ir embora de mãos vazias. De acordo com a crendice popular, ofertas de comida e aguardente podem acalmá-la, fazendo com que os peixes voltem a aparecer e também melhore o tempo na região. Para se protegerem, os índios locais sopram uma concha chifre antes de entrar na água, acreditando que a Yacumama pode revelar sua presença na região.

Arte de Alex Shiga


fontes:
  • https://abookofcreatures.com
  • http://untoldstoriesforyou.blogspot.com/2014/06/the-legendary-yacumama-largest-snake.html
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby