Image Map

9 de setembro de 2020

Huayramama

۞ ADM Sleipnir

Arte de Sara Contreras (YunaXD)

Huayramama (do quéchua huayra,"vento" e mama, "mãe"; "Mãe do vento") é uma das três antigas mães-cobra pertencentes ao folclore da região amazônica peruana. Como o significado do seu nome sugere, Huayramama é dita ser a mãe e guardiã de todos os ventos, sendo capaz de controlá-los livremente, produzindo desde uma leve brisa à terríveis ventanias.

Sua aparência se assemelha a uma enorme jibóia, porém diferente de Yacumama e Sachamama, Huayramama possui um rosto semelhante a de uma mulher idosa e com cabelos brancos, tão longos que parecem se emaranhar nas nuvens. 

Huayramama concede poderes sobre o clima aos xamãs e curandeiros que se mostrem merecedores de obtê-los. Uma história fala de Don Emilion Shunã, um curandeiro que vivia na região próxima ao rio peruano Ucayali, e que passou por um ritual para obter a domar o vento e as chuvas. Durante nove dias, Emilio jejuou e bebeu chá da árvore huayrascapi, que acredita-se ser "mãe" de Huayramama. Ao fim dos nove dias, a própria Huayramama apareceu diante de Emilio, e lhe diz para jejuar por mais quarenta e cinco dias. Huayramama também lhe ensina canções para acalmar seus filhos, os ventos. 

Com o poder recebido de Huayramama, Don Emilio ajudava a todos que o procuravam. Ele podia controlar o clima, curar os afligidos por ventos malignos, fazer chover sobre plantações e trazê-las de volta à vida e revitalizar pesqueiros em extinção. Don Emilio Shunã teve uma vida longa, e após a morte, foi enterrado sob uma árvore huayrascapi, a qual dizem, ele dizia ser sua mãe.

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

fontes:
  • The Latin American Story Finder: A Guide to 470 Tales from Mexico, Central America, and South America, Listing Subjects and Sources, por Sharon Elswit.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Adorei os três posts sobre as mães cobras

    ResponderExcluir
  2. Já imagino ela no Monsterverse.

    ResponderExcluir
  3. Vcs já ouviram falar sobre uma criatura chamada Wako?Se eu n me engano pertence a mitologia dos povos indígenas colombianos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li esse nome antes mas não conheço nada a respeito. Irei pesquisar para em outro momento trazer ao blog.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby