Image Map

22 de junho de 2023

Weret-hekau

۞ ADM Sleipnir

Weret-hekau (ou Urthekau, "grande mágico" ou "grande feiticeira") era uma deusa pertencente à mitologia egípcia, descrita como uma mulher com cabeça de leão ou como uma cobra com cabeça de mulher. Nos Textos das Pirâmides, ela é especificamente associada ao uraeus (um símbolo de soberania, realeza, divindade e autoridade divina no antigo Egito) e também à coroa do Baixo Egito.

Weret-hekau era a esposa de Ra-Horakhty (uma divindade que combinava os deuses Hórus e Rá) e usava o símbolo dele (o disco solar) em sua cabeça junto com uma cobra em sua testa. Ela protegia o deus do sol e atuava como ama de leite para os faraós. O faraó, em parte, derivava seu direito de governar de sua mãe, que normalmente seria a Grande Esposa do rei anterior. Como resultado, algumas vezes era sugerido que a rainha se tornaria a deusa ao dar à luz o próximo faraó. Este mito foi referido por Hatshepsut, a primeira mulher faraó, para ajudar a apoiar a legitimidade de seu governo.

Arte de Jenny Badger Sultan

Além de seu nome significar “grande mágico”, Weret-hekau era conhecida como “Aquela que é rica em feitiços mágicos”, levando alguns a sugerirem que ela não era uma deusa distinta, mas sim uma forma da deusa Ísis. Como ela às vezes assumia a forma de um leão ou de uma cobra e protegia o deus sol, ela também é associada a Wadjet e Sekhmet e ao mito do “Olho de Ra”.

Por ser um poderoso símbolo de proteção, seu nome, juntamente com o símbolo de uma cobra, costuma aparecer em armas mágicas enterradas com os mortos para ajudá-los a se protegerem no submundo. Seu nome também aparece em facas de marfim usadas como amuletos para proteger mulheres grávidas e lactantes.

Arte de LordWilhelm
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Meu caro Sleipir poderia falar sobre uraeus e os textos da pirâmide por favor

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby