Image Map

15 de junho de 2023

Britomártis

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Viria13

Britomártis (grego: Βριτομαρτις, "doce virgem"; também chamada Britomarte, Dictina ou Dicte) é uma ninfa ou deusa de origem cretense, às vezes sincretizada com a deusa grega Ártemis. Segundo uma interpretação de antigos gramáticos, seu nome significaria "doce virgem", mas é possível que seja uma tentativa errônea de explicar por meio de raízes gregas um termo minoano de significado desconhecido. Ela era adorada principalmente no oeste de Creta e seus templos eram protegidos por cães ferozes, ditos mais fortes do que ursos. Em algumas cidades, era considerada a ama de leite de Zeus.

Em inscrições mais antigas, é chamada Britomárpis e seu festival era chamado Britomarpéia. Alguns acreditam que tenha sido originalmente a deusa-mãe cretense, representada segurando um machado duplo e cercada de animais selvagens, identificada por arqueólogos como "Senhora dos Animais" (em grego, Potnia Theron), da qual Hera, Ártemis, Afrodite, Demeter e Atena teriam herdado muitos traços.


Mitologia

Em uma das versões gregas, Britomártis era filha de Zeus e Carme (uma semideusa cretense da colheita) e teria pertencido ao cortejo de Ártemis de Gortina, em Creta. Desejada por Minos, este a perseguiu por nove meses pelas montanhas e vales da ilha. Percebendo que cairia nas mãos do rei, ela lançou-se ao mar de um penhasco. Foi, todavia, salva por pescadores que a recolheram em suas redes. Daí viria o epíteto de Dictina, "a jovem da rede", pois díktyon é rede, em grego, mas também essa etimologia pode ser fantasiosa.


Outra versão explica o epíteto de Dictina atribuindo a Britomártis a invenção da rede de caça. Dizia-se ainda que Britomártis, durante uma caçada, enredou-se acidentalmente em uma rede e, salva por Ártemis, recebeu honras divinas sob o nome de Dictina. Como Ártemis, Britomártis é representada como caçadora, cercada de cães, sempre fugindo dos homens e buscando a solidão. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby