Image Map

20 de junho de 2023

Kanibōzu

۞ ADM Sleipnir


Kanibōzu (japonês 蟹坊主 ou かにぼうず, “sacerdote caranguejo”, também chamado Ōkani, Bake-kani, Kani no Bakemono) são yokais caranguejos gigantes que se disfarçam de sacerdotes e assombram templos. Eles se instalam em templos velhos e vazios que não possuem nenhum sacerdote principal para mantê-los. A partir daí, eles perseguem as pessoas que moram nas proximidades. Quando um sacerdote viajante visita tal templo, ou quando um novo sacerdote é enviado para assumir tal templo, o Kanibōzu aparece diante dele e exige que respondam a um enigma. Se o sacerdote não responder corretamente, acaba sendo devorado pelo yokai.

Vários templos japoneses possuem lendas envolvendo um Kanibōzu, incluindo o templo Chōgenji na prefeitura de Yamanashi, o templo Yōzenji na prefeitura de Ishikawa, o templo Honakiraji na prefeitura de Toyama e o templo Kanpōji na prefeitura de Iwate, este último destruído em 1750No templo Chōgenji existe inclusive uma pedra que dizem ter marcas das garras de um Kanibōzu.

A pedra localizada no Templo Chōgenji 

Uma lenda fala sobre um templo que havia sido abandonado, devido ao fato dos seus sacerdotes desaparecerem um após o outro. Cada vez que um novo sacerdote era enviado ao templo, ele desaparecia logo após a sua primeira noite no local. Logo, os aldeões começaram a pensar que o templo era assombrado, e como nenhum novo sacerdote estava disposto a ir para lá, ele acabou caindo em ruínas. 

Porém, certa noite um sacerdote errante chegou à aldeia. Ele bateu de porta em porta em busca de um lugar para descansar, mas todos lhe disseram para ir ao antigo templo. Desconhecendo o perigo, o sacerdote fez o que lhe foi dito, e ao chegar ao templo, adormeceu profundamente devido ao cansaço de sua viagem. 

Já era tarde da noite quando o sacerdote acordou de repente graças a um som estranho próximo a ele. Ao olhar ao seu redor, ele viu outro sacerdote parado ao lado de sua cama. O sacerdote olhou ferozmente para ele e então lançou um enigma: “O que tem oito pernas pequenas, duas pernas grandes, anda de lado e tem os olhos apontando diretamente para o céu?”

O sacerdote errante pensou por um momento, e então respondeu: 

-“Você é um caranguejo!” 

Então ele rapidamente atacou o estranho sacerdote com o seu cajado. Assustado com o súbito ataque, o estranho sacerdote despiu-se do disfarce e transformou-se num gigantesco caranguejo. Ele correu de lado para fora do templo, mas o sacerdote errante conseguiu alcançá-lo e então atirou seu cajado nele. Embora o cajado tenha quebrado sua casca e penetrado em seu corpo, o caranguejo conseguiu escapar. 

Pela manhã, os aldeões foram até o templo para verificar se o sacerdote errante ainda estava vivo. Para a surpresa de todos, não só ele estava bem, como tinha afugentado o yokai que assombrava o local. O sacerdote disse para aos aldeões drenarem o lago que havia atrás do templo, pois lá era a morada do yokai que atacou a ele e a todos os sacerdotes antes dele.

Os aldeões fizeram o que o sacerdote lhes ordenou, e quando a água foi totalmente drenada, eles encontraram o corpo do enorme caranguejo com a casca rachada. Eles também encontraram os esqueletos de todos os sacerdotes que haviam desaparecido do templo ao longo dos anos. Depois disso, o sacerdote errante assumiu o posto de sacerdote-chefe do templo, e nada de estranho aconteceu lá novamente.


Cultura Popular

  • Em Yo-kai Watch Busters 2, um dos chefes do game é inspirado no Kanibōzu;
  • Ele aparece no mangá GeGeGe no Kitarō, e nas suas várias adaptações para anime. Aqui ele possui uma habilidade que não é mencionada nas lendas: transformar as pessoas em estátuas de bronze através da espuma que lança pela boca.


fontes:



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby