Image Map

1 de junho de 2023

Mulher Búfalo Branco

۞ ADM Sleipnir


White Buffalo Woman, por GENZOMAN

A Mulher Búfalo Branco (em lakota: Pte Ska WinPteskawin ou Ptesanwié uma das figuras mitológicas mais importantes dos Lakotas, povo indígena norte-americano que habita as planícies e colinas na região conhecida como as Grandes Planícies. Uma mulher sagrada e de origem sobrenatural, a Mulher Búfalo Branco é creditada pelos Lakota como aquela que ensinou-lhes muitas das artes da civilização, além de tê-los presenteado com os "Sete Rituais Sagrados"

Mito

A história tradicional conta que há muito tempo, houve um intenso período de fome na terra do povo Lakota. Um dia, o chefe dos lakotas enviou dois jovens guerreiros para procurarem algo que pudesse alimentar a tribo. Enquanto os jovens viajavam, viram uma figura à distância e ao se aproximarem, se depararam com uma bela jovem de pele branca e cabelos e olhos escuros, com uma bolsa a tiracolo e segurando uma pele de búfalo em uma das mãos. Um dos jovens, tomado pela luxúria, aproximou-se dela, dizendo ao seu companheiro que iria tentar tomá-la como sua esposa. Seu companheiro tentou adverti-lo de que a mulher parecia ser uma mulher sagrada, e que tentar fazer qualquer coisa profana seria loucura. O jovem ignorou o conselho e seguiu em direção a mulher, enquanto seu companheiro ficou parado observando. 


Ao se aproximar da mulher, o jovem a abraçou, e uma nuvem branca envolveu os dois. Quando a nuvem desapareceu, apenas a misteriosa mulher e uma pilha de ossos permaneciam. O jovem restante ficou assustado e puxou seu arco, mas a mulher acenou para ele, dizendo-lhe que nenhum mal cairia sobre ele, pois ela viu dentro de seu coração e ele não tinha os mesmos desejos que o outro. Conforme a mulher falava, o jovem chegou a conclusão que ela  era uma de seu povo, e se aproximou dela. Neste momento, a mulher explicou que ela era wakȟáŋ (sagrada). Ela explicou ainda que, se ele fizesse exatamente como ela o instruísse, seu povo se tornaria próspero novamente. O jovem prometeu fazer o que ela o instruísse, e ela o mandou retornar ao seu acampamento, convocar um conselho e preparar um banquete para a sua chegada.

O jovem então retornou a sua tribo e comunicou o ocorrido ao chefe Lakota, que prontamente mandou erguerem uma grande tenda. Assim que terminaram a tenda e reuniram o seu povo, a misteriosa mulher apareceu. Ela se apresentou como a Mulher Búfalo Branco, e se aproximou deles tirando sua bolsa dos ombros, e segurando-a com ambas as mãos, entregou-a ao chefe da tribo dizendo:

-"Olhe para esta bolsa e ame-a sempre. Ela é muito sagrada, e deves tratá-la como tal. Dentro dela há um cachimbo sagrado para seu povo enviar suas vozes ao Grande Espírito (Wakan Tanka), teu Pai e Avô."

Em seguida, ela lhes ensinou o procedimento ritual para o uso do cachimbo, e os rituais nos quais o cachimbo deveria ser usado. No final, prestes a ir embora, a Mulher Búfalo Branco falou : 

-"Com este cachimbo, os seres de duas pernas aumentarão em número e a eles virá tudo o que é bom.

Dando a volta pela cabana, ele começou a caminhar na direção do Sol e depois de caminhar por uma curta distância olhou para trás em direção ao povo e sentou-se. Quando voltou a levantar, o povo se assombrou, pois ela se transformou em um novilho vermelho e castanho. O novilho andou por uma pequena distância, deitou e rolou no chão, e quando levantou era um búfalo branco. O búfalo branco andou por uma pequena distância, deitou e rolou no chão, e quando se levantou, era um búfalo negro, que se afastou e desapareceu no alto de um morro.

Posteriormente, a lenda da Mulher Búfalo Branco passou a ser atribuída à deusa Wohpe, também conhecida como Whope, ou WopeCom a chegada de missionários católicos romanos à terra dos lakotas, suas histórias sobre a Virgem Maria e sobre Jesus foram associadas com a lenda da Mulher Búfalo Branco. A prática sincrética de identificar Maria com a Mulher Búfalo Branco e Jesus com o cachimbo permanece entre os cristãos Lakota nos dias de hoje.

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. o cachimbo lembra uma chave, que me lembrou o ankh. Daora a ligação entre ambos, cristo é a ponte que uniu todos os povos, provado na ciência, na historia, na religião e na mitologia.
    aliais, cristo é Lúcifer, rs;

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby