Image Map

7 de fevereiro de 2013

Ártemis

۞ ADM Sleipnir

Arte de Bachzim

Ártemis (ou Artemisa, grego Άρτεμις) é a deusa da caça na mitologia grega. É também a deusa do deserto, dos animais selvagens e da fertilidade (ela se tornou uma deusa da fertilidade e do parto, principalmente nas cidades). É filha de Leto e Zeus, e a irmã gêmea de Apolo. Ela é muitas vezes representada com um símbolo da lua crescente acima da testa e às vezes era identificada com Selene e Hécate (deusas ligadas à lua). Ártemis pertenceu ao grupo dos doze deuses olímpicos e é uma deusa virgem. Sua vocação principal era vagar florestas de montanhas e terras não cultivadas com suas ninfas, que a ajudavam a caçar leões, panteras, corças e veados. E contraditoriamente à tarde, ela ajudava a proteger e cuidar de seu bem-estar, também sua segurança e reprodução. Ela estava sempre armada com um arco e flechas, os quais foram feitos pelo deus Hefesto e os ciclopes. Sua correspondente romana é a deusa Diana.

Nascimento

Ártemis nasceu um dia antes de seu irmão Apolo. Sua mãe deu à luz na ilha de Ortígia, então, quase imediatamente após seu nascimento, ela ajudou a mãe a cruzar o estreito sobre a ilha de Delos, onde então nasceu Apolo. Este foi o início de seu papel de guardiã das crianças e padroeira das mulheres no parto. Sendo uma deusa de contradições, ela era a protetora das mulheres em trabalho de parto, mas foi dito que as setas de Ártemis traziam morte súbita durante o parto. Assim como seu irmão, Apolo, Ártemis era uma divindade de cura, mas também trazia e espalhava doenças como a raiva, lepra e até mesmo gota. 

A Castidade de Ártemis

Sendo associada à castidade, Ártemis em uma idade precoce (em uma lenda que ela tinha três anos de idade) pediu a seu pai, o grande deus Zeus, para conceder-lhe a virgindade eterna. Além disso, todas as suas companheiras eram virgens. Ártemis era muito protetora de sua pureza, e punia gravemente qualquer homem que tentasse desonrá-la de qualquer forma. 

Actéon, enquanto caçava, acidentalmente veio sobre Ártemis e suas ninfas, que tomavam banho nuas em uma piscina isolada. Ao vê-las em toda a sua beleza despidas, Actéon parou atordoado e olhou para elas, mas quando Ártemis o viu, o transformou automaticamente em um veado. Então, irritada com desgosto, ela colocou seus próprios cães contra ele. Eles perseguiram e mataram o que pensavam que fosse outro veado, mas era seu mestre. 


O mesmo acontece com Órion, um gigante e um grande caçador; existem várias lendas que contam sobre sua morte, uma delas envolvendo Ártemis. Diz-se que ele tentou estuprar a deusa virgem, e por isso ela o matou com seu arco e flechas. Outra diz que ela conjurou um escorpião que matou Órion e seu cão. Órion se tornou uma constelação no céu noturno, e seu cachorro se tornou Sirius, a estrela do cão. No entanto, outra versão diz que foi o escorpião que o picou e foi transformado em constelação junto com Órion, formando a constelação de Escorpião.

Ártemis ficou furiosa quando uma de suas ninfas, Calisto, permitiu que Zeus a seduzisse, mas o grande deus se aproximou dela em um de seus disfarces, ele veio na forma de Ártemis. A ninfa jovem foi involuntariamente enganada, e ela deu à luz Arcas, o antepassado do árcades, mas Ártemis não mostrou misericórdia e transformou-a em um urso. Ela, então, atirou nela e a matou. Como Órion, ela foi enviada para os céus, e se tornou a constelação da Ursa Maior (que também é conhecida como "o Arado"). 

Ártemis era muito possessiva. Ela mostrava sua ira para qualquer um que desobedecesse seus desejos, especialmente contra seus animais sagrados. A ira de Ártemis caiu até mesmo sobre o grande herói Agamenon, quando ele matou um veado em seu bosque sagrado. Seu castigo veio quando seus navios passaram por uma calmaria, enquanto ele fazia o seu caminho para cercar Tróia. Sem ventos para navegar com seus navios, lhe foi dito pelo vidente Calcas que a única maneira de Ártemis trazer de volta os ventos era ele sacrificar sua filha Ephigênia. Algumas versões dizem que ele sacrificou Ephigênia, outras que Ártemis colocou um cervo em seu lugar, e levou Ephigênia para a terra de Tauri (Criméia), como uma sacerdotisa, para preparar estranhos para o sacrifício a Ártemis .


Punindo Niobe

Ártemis, junto com seu irmão gêmeo, Apolo, condenou à morte os filhos de Niobe. A razão é que Niobe, uma mera mortal, havia dito ao Leto, a mãe dos gêmeos divinos, que ela deu a luz a mais crianças, o que deve fazê-la superior a Leto. Apolo ficou indignado com tal insulto a sua mãe e informou a Ártemis o fato. Os deuses gêmeos então caçaram os filhos de Níobe um por um, atirando-lhes com os seus arcos e flechas; Apolo matou os meninos e Ártemis as meninas.

Culto

Ártemis era adorada na maioria das cidades gregas, mas apenas como uma divindade secundária. No entanto, para os gregos na Ásia Menor (Turquia moderna), ela era uma divindade de destaque. Em Éfeso, uma cidade principal da Ásia Menor, um grande templo foi construído em sua honra, que se tornou uma das "Sete Maravilhas do Mundo Antigo". Mas em Éfeso era adorada principalmente como uma deusa da fertilidade, e foi identificada com a deusa Cibele, mãe de terras orientais. As estátuas do culto de Ártemis em Éfeso diferem muito das da Grécia continental, enquanto que ela é representada como uma caçadora com seu arco e flechas. Aquelas encontradas em Éfeso mostram ela no estilo oriental, de pé com nós numerosos em seu peito. Há muitas teorias sobre o que eles representam. Alguns dizem que são os seios, outros que são testículos de touros que foram sacrificados para ela. Qual era a verdadeira interpretação permanece incerto, mas todas representam a fertilidade. 

Haviam várias festas em honra de Ártemis, como a Brauronia, que era realizada em Brauron, e o festival de Ártemis Orthia, realizada em Esparta, quando os jovens meninos espartanos tentavam roubar queijos do altar. Enquanto tentavam eles eram chicoteados. O significado de Orthia e a natureza do ritual de chicotadas foi perdida e não há nenhuma explicação lógica ou tradução. 

Epitetos

Entre os epítetos dados a Ártemis estão: Potnia Theron (amante de animais selvagens), este título foi mencionado pelo poeta Homero; Kourotrophos (enfermeira da juventude); Locheia (auxiliar no parto); Agrotera (caçadora) e Cynthia (retirado sua cidade natal, no Monte Cynthus em Delos). Quando jovens meninas chegavam a puberdade, elas eram iniciadas no seu culto, mas quando elas decidiam se casar, o que Ártemis não era contra, elas eram convidadas a colocar na frente do altar toda a parafernália de sua virgindade, brinquedos, bonecas e mechas de seu cabelo, então elas deixavam o domínio da casta deusa .

Arte de ForrestImel
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

35 comentários:

  1. Bom texto, obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. a parte de orion esta errada artemis havia se apaixonado por ele, apolo nao gostando disso conjurou um escorpiao para matalo e depois enganou Artemis fazendo-a acertalo com sua flecha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sleipnir: Obrigado pelo comentário. A questão é que a maioria dos mitos gregos possuem várias versões, e essa citada no texto da artémis é uma delas. Na postagem sobre Órion aqui no blog você pode ver outras versões acerca dessa lenda.

      Excluir
    2. Cou era o efeito de seus poderes
      ?

      Excluir
    3. quais são as histórias em que ela participa

      Excluir
    4. Na postagem citei algumas das histórias onde a deusa tem envolvimento.

      Excluir
    5. guerra55: Bem, essa versão que você contou eu não conhecia. Eu só sabia da em que ele era da Caçada junto com as Caçadoras de Ártemis e Apolo achou que ele estava com Ártemis. Então fez ele enlouquecer e sair matando todos os animais que visse. Gaia invocou um escorpião que matou ele e seu cachorro. Ártemis ficou muito triste e com raiva de Apolo, e fez o cachorro virar a constelação Sirius e Orion a constelação Escorpião :v

      Excluir
  3. ártemis é a deusa da vida selvagen da lua e da caça e ela numca foi a deusa da fertilidade ou do deserto e tambem a dausa dos dosques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você precise pesquisar mais...

      Excluir
    2. Voce sabe cou e o efeito dos poderes dela
      ?

      Excluir
  4. Os que caçavam com ela não era ninfas era suas caçadaros que se juntavam a ela ganhando a imoralidade e a virgindade eterna e são conhecidas como caçadoras de Ártemis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imoralidade? X____X

      Excluir
    2. Sim,elas juravam ser para sempre virgens e viver eternamente longe de garotos de modo que só poderiam morrer se perecessem em batalha. Espero ter ajudado ;)

      Excluir
  5. Muito bom! Como todos os mitos, tem muitas versões, e aqui vcs tem todas, ou a maioria das versões. Parabéns para a equipe do Portal dos Mitos! :D

    ResponderExcluir
  6. Orthia... um dos festivais efetuado para Artemisa, foi o pior pesadelo para ela, quando sua serva lhe foi banhar, percebeu que ela estava sangrando. Tal serva perguntou o porque, pois sinais grandes e profundos produzidos com tantas chibatadas. Daquele dia em diante, Artemisa proibiu o festival Orthia para ela. Depois de levar uma surra dos deuses, Artemis se revoltou, e daí passou a cometer Incesto com seu irmão Apolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me? Sorry? Como no comentário acima, você é louco? De onde diabos tirou essa informação?

      Excluir
  7. Adorei vai me ajudar muito no meu trabalho escolar sobre Mitos minha amiga fez de Zeus eu também queria fazer mas eu não achei então vi esse e gostei!

    ResponderExcluir
  8. Bem completo, até já dei uma pequena aula para algumas mulheres.rs
    Tamo Junto.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa publicação... Mas eu queria saber o nome do escritor para mim finalizar meu trabalho: (

    ResponderExcluir
  10. Caçadora de Ártemis ♥27 de setembro de 2015 às 12:25

    Ah oi... varias dessas versoes estao corretas, mas Artemis nunca foi uma deusa do deserto... fertilidade sim, e todo o resto, mas nunca desesrto...

    ResponderExcluir
  11. o unico proble desse sit e que nao da pra copiar o texto,isso significa que se eu quiser fazer um trabalho vou ter que digitar tudo dinovo nao gosei

    ResponderExcluir
  12. Falto dizer que ela era deusa da lua e Apolo deus do sol

    ResponderExcluir
  13. Olá... amei as informações... eu gostaria de saber mais sobre as sacerdotisas de Ártemis... não encontro muita coisa...o que encontro é sempre as mesmas informações.. Por exemplo que as sacerdotisas dela tinham que seguir o voto de castidade.. . Caso contrário eram punidas severamente por Ártemis.. .

    ResponderExcluir
  14. Eu que perguntei sobre as sacerdotisas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. Isso é tudo o que eu pude encontrar sobre as sacerdotisas de Ártemis. Mesmo pesquisando em sites em inglês, pouco pude encontrar de novo a respeito delas.

      Excluir
    2. Recomendo o livro OS MITOS GREGOS de Robert Graves. No capitulo OS FEITOS E A NATUREZA DE ÁRTEMIS ele dá mais detalhes mais sobre ela e sua origem.

      Excluir
  15. Maravilhoso, só cultura.

    ResponderExcluir
  16. Curiosidade interessante:
    A versão romana de Artemis, Diana tem como festival a Nemoralia (que ocorria entre os dias 13 a 15 de agosto). A festa (assim como várias outras) foi apropriada e sobreposta pela igreja católica como Assunção de Maria (que inclui o detalhe da procissão de tochas).
    Diana é sincretizada com Hécate, ambas associadas com cães e encruzilhadas.
    É o texto é ótimo, rico em informações e lindas imagens. Site impecável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar essa curiosidade conosco. Obrigado também pelo elogio!

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby