20 de abril de 2013

Tarasque

۞ ADM Sleipnir


O Tarasque é um temível dragão lendário da região de Provence, no sul da França, domesticado em uma história sobre Santa Marta. Em 25 de novembro de 2005, a UNESCO incluiu o Tarasque na lista de Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.



A lenda relata que a criatura habitava a área de Nerluc em Provence, França, e que devastou a paisagem larga e distante. O Tarasque era uma espécie de dragão com seis pernas curtas como um urso, um corpo semelhante a um boi, coberto com uma carapaça de tartaruga, e uma cauda escamosa, que terminava com um ferrão de escorpião. Tinha também uma cabeça e juba de leão, orelhas de cavalo e face humana.



Foi dito que o Tarasque veio de Galácia, que foi o lar dos lendários Onachus, uma besta, semelhante a um bisão, que queimava tudo o que tocava. Alguns especulam que a história dos Onachus pode estar relacionado a uma das duas lendas,o Unicórnio ou a Fênix. O Tarasque foi a descendência dos Onachus e do Leviatã do relato bíblico.



O rei de Nerluc atacou o Tarasque com cavaleiros e catapultas, sem sucesso. Mas Santa Marta encontrou a besta e a encantou com hinos e orações, e levou de volta o Tarasque , já domesticado, para a cidade. As pessoas, aterrorizadas pelo monstro, atacaram-no quando ele se aproximava. O monstro não ofereceu nenhuma resistência e morreu ali. Marta então pregou ao povo e muitos deles foram convertidos ao cristianismo. Desculpando-se pelo que eles tinham feito ao monstro domesticado, os recém-cristianizados  habitantes da cidade mudaram o nome da cidade paraTarascon.


A história do Tarasque também é muito semelhante à história de A Bela e a Fera e King Kong. O monstro fica encantado e enfraquecido por uma mulher e depois morto quando é trazido de volta à civilização. Uma idéia similar é encontrada nos mitos de Enkidu e o unicórnio: ambos são acalmados, enviando-lhes uma mulher. A descrição e a lenda desta criatura é curiosamente semelhante à de outros dragões do folclore francês, como Gargouille e Peluda.


Impacto Cultural
  • O Tarasque é destaque no brasão de armas da cidade de Tarascon. A festa é realizada todos os anos lá no último domingo de junho para lembrar o Tarasque, bem como Tartarin, o personagem principal de Alphonse Daudet Tartarin de Tarascon; 
  • A lendária criatura marinha que foi dito viver na Baía de Halong, Vietnã, também foi chamada de Tarasque pelos franceses, que governavam a região na época; 
  • Os militares franceses nomearam uma arma 20 mm anti-aeronaves (53 T2),de Tarasque. 
  • O Tarasque é uma das estátuas da procissão de Corpus Christi de muitas cidades espanholas (Valência, Granada ...). 


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

5 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby