20 de abril de 2013

Tarasque

۞ ADM Sleipnir


O Tarasque é um temível dragão lendário da região de Provence, no sul da França, domesticado em uma história sobre Santa Marta. Em 25 de novembro de 2005, a UNESCO incluiu o Tarasque na lista de Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.



A lenda relata que a criatura habitava a área de Nerluc em Provence, França, e que devastou a paisagem larga e distante. O Tarasque era uma espécie de dragão com seis pernas curtas como um urso, um corpo semelhante a um boi, coberto com uma carapaça de tartaruga, e uma cauda escamosa, que terminava com um ferrão de escorpião. Tinha também uma cabeça e juba de leão, orelhas de cavalo e face humana.



Foi dito que o Tarasque veio de Galácia, que foi o lar dos lendários Onachus, uma besta, semelhante a um bisão, que queimava tudo o que tocava. Alguns especulam que a história dos Onachus pode estar relacionado a uma das duas lendas,o Unicórnio ou a Fênix. O Tarasque foi a descendência dos Onachus e do Leviatã do relato bíblico.



O rei de Nerluc atacou o Tarasque com cavaleiros e catapultas, sem sucesso. Mas Santa Marta encontrou a besta e a encantou com hinos e orações, e levou de volta o Tarasque , já domesticado, para a cidade. As pessoas, aterrorizadas pelo monstro, atacaram-no quando ele se aproximava. O monstro não ofereceu nenhuma resistência e morreu ali. Marta então pregou ao povo e muitos deles foram convertidos ao cristianismo. Desculpando-se pelo que eles tinham feito ao monstro domesticado, os recém-cristianizados  habitantes da cidade mudaram o nome da cidade paraTarascon.


A história do Tarasque também é muito semelhante à história de A Bela e a Fera e King Kong. O monstro fica encantado e enfraquecido por uma mulher e depois morto quando é trazido de volta à civilização. Uma idéia similar é encontrada nos mitos de Enkidu e o unicórnio: ambos são acalmados, enviando-lhes uma mulher. A descrição e a lenda desta criatura é curiosamente semelhante à de outros dragões do folclore francês, como Gargouille e Peluda.


Impacto Cultural
  • O Tarasque é destaque no brasão de armas da cidade de Tarascon. A festa é realizada todos os anos lá no último domingo de junho para lembrar o Tarasque, bem como Tartarin, o personagem principal de Alphonse Daudet Tartarin de Tarascon; 
  • A lendária criatura marinha que foi dito viver na Baía de Halong, Vietnã, também foi chamada de Tarasque pelos franceses, que governavam a região na época; 
  • Os militares franceses nomearam uma arma 20 mm anti-aeronaves (53 T2),de Tarasque. 
  • O Tarasque é uma das estátuas da procissão de Corpus Christi de muitas cidades espanholas (Valência, Granada ...). 


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

5 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby