Image Map

2 de junho de 2013

A Gigantomaquia

۞ ADM Sleipnir


Francisco Bayeu, O Olimpo: batalha com os gigantes, 1764, Madrid, Museo del Prado.

A Gigantomaquia foi a batalha entre os deuses olímpicos e os gigantes, que sucedeu a Titanomaquia. Essa batalha muitas vezes é confundida ou misturada com a Titanomaquia, mas trata-se de um conflito posterior. Logo após Zeus e os outros deuses derrotarem os Titãs, Gaia se angustiou devido ao destino dos seus filhos, que foram aprisionados no Tártaro e ela, em busca de vingança, trouxe os terríveis Gigantes,  que nasceram através do sangue de Urano que se derramou sobre a terra no momento que foi castrado por Cronos.

Seres poderosos

Os Gigantes eram seres imensos, prodigiosamente fortes, de espessa cabeleira e barba longa, o corpo horrendo, cujas pernas tinham a forma de serpente. Dotados de força descomunal e protegidos por muitos artifícios mágicos, os Gigantes eram praticamente invencíveis. Tão logo nasceram, começaram a jogar para o céu árvores inflamadas e rochedos imensos. O Destino determinou que eles só poderiam morrer quando fossem atacados simultaneamente por um deus e um mortal. Gaia, que também soube do oráculo, procurou por uma erva medicinal para proteger sua prole de ser destruída por um mortal, mas Zeus proibiu Eos, Selene, e Hélios de brilharem, e recolheu a erva.



Sabendo do ataque planejado pelos Gigantes, Zeus, Poseidon e Hades, os três irmãos olímpicos, prepararam as suas armas para a guerra. Zeus muniu-se da égide e do seu raio, Poseidon tomou o seu tridente e Hades o capacete que o tornava invisível. Reuniram os outros deuses sob o seu comando e, afim de preencher as condições exigidas pelo Destino, Zeus enviou Atena até Héracles (Hércules), o corajoso mortal para pedir seu auxilio nessa batalha. Em Flegra, na Macedónia, onde haviam nascido, os Gigantes ergueram as suas lanças e prepararam-se para o ataque, mostrando os seus imensos corpos protegidos por armaduras. Alcioneu e Porfirião seriam os responsáveis por comandar o ataque. Neste violento confronto ter-se-iam afundado ilhas, formado montanhas e vales. 

Ajudantes

A princípio lutavam somente Zeus e Palas Atena, armados com a égide, o raio e a lança. Já que os Gigantes só podiam ser mortos por um deus com o auxílio de um mortal, Héracles passou a tomar parte no combate. Apareceu também Dionísio, armado com um bastão e tochas, e auxiliado pelos Sátiros. Aos poucos o mito se enriqueceu e surgiram outros deuses que vieram em socorro de Zeus.Também é dito que durante a guerra, Triton tocou a sua trombeta de concha (que ele mesmo havia inventado) contra os gigantes, colocando-os em fuga. E os jumentos que Sileno e os sátiros cavalgavam enquanto eles vinham para ajudar Zeus na guerra ficaram tão aterrorizados que soltaram um zurro, como os gigantes nunca tinham ouvido falar, assustando-os. 

A Batalha

Poseidon contra Polibotes

Os mitógrafos destacam nessa luta treze Gigantes, embora seu número tenha sido muito maior. Alcioneu foi morto por Héracles, auxiliado por Atena, que aconselhou o herói arrastá-lo para longe de Palene, sua cidade natal, porque, cada vez que o Gigante caía recobrava as forças, por tocar a terra, de onde havia saído. Porfírio atacou a Héracles e Hera, mas Zeus inspirou-lhe um desejo ardente por esta e enquanto o monstro tentava arrancar-lhe as vestes, Zeus o fulminou com um raio e Héracles acabou com ele a flechadas. Efialtes foi morto por uma flecha de Apolo no olho esquerdo e por uma outra de Héracles no direito. Êurito foi eliminado por Dionísio, com um golpe de bastão; Hécate acabou com Clício a golpes de tocha; Mimas foi liquidado por Hefesto, com ferro em brasa. Encélado fugiu, mas Atena jogou em cima dele a ilha de Sicília; a mesma Atena escorchou a Palas e se serviu da pele do mesmo, como uma couraça, até o fim da luta. Polibotes foi perseguido por Poseidon através das ondas do mar até a ilha de Cós. O deus, enfurecido quebrou um pedaço da ilha de Nisiro e lançou-o sobre o Gigante, esmagando-o. Hermes usando o capacete de Hades, que o tornava invisível, matou Hipólito, enquanto Ártemis liquidava Grátion. As Moîras mataram Ágrio e Toas. Zeus, com seus raios, fulminou os restantes e Héracles acabou de liquidá-los a flechadas. 

Escultura de Encélado, no Palácio de Versailles - França

A Gigantomaquia perdurou por um longo período, mas graças a ajuda de Héracles e dos demais ajudantes, os deuses olímpicos venceram os Gigantes, e consolidaram o seu poder. A constelação de Altar (Ara) é um memorial da vitória dos deuses nesta guerra. Após a Gigantomaquia, Gaia ainda tentou uma última vez acabar com os Olímpicos, enviando seu filho com o Tártaro, Tifão. Essa história você pode ler aqui.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Cara muito fera o blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. E o restante(Epimeteu, Perses, Oceano e Hyperion) quem matou ¿??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Othávio, esses que você citou são todos Titãs. Eles não participaram desta batalha, e sim da Titanomaquia, com exceção de Oceano, que foi neutro.

      Excluir
  3. Gaia libertou os Titãs? Não sabia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Libertar ela não libertou. Ela tentou usar os gigantes para derrotar os olimpianos e assim conseguir libertar os titãs, mas no fim eles foram derrotados.

      Excluir
  4. Bem que você podia ter dito a qual deus cada gigante foi destinado, não? Eu preciso saber disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolas, você realmente leu o texto? Acho que não, pois lá menciono os 13 principais gigantes do conflito e os deuses que enfrentaram. Não se sabe o número exato de gigantes e nem o nome de todos eles, mas os conhecidos estão aí.

      Excluir
  5. Artemis ela fez alguma coisa? Lutou com alguém?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby