Image Map

8 de dezembro de 2013

Hélios

۞ ADM Sleipnir


Hélios é o deus sol grego,  a própria personificação do sol. Seu correspondente romano é o deus Sol. Hélios é caracterizado na forma de um jovem com a cabeça coroada com uma auréola de raios dourados, carregando um chicote e conduzindo uma carruagem. Durante o dia, a carruagem é conduzida pelo céu por quatro cavalos cuspidores de fogo, chamados Pírois, Eóo, Éton e Flégon. À noite, ele repousa num palácio de ouro, para que possa recomeçar seu trajeto no dia seguinte. Como sua carruagem viajava bem alto no céu, Hélios podia ver tudo o que acontecia durante o dia , por isso ele atua como testemunha dos outros deuses.

Parentescos

Hélios é filho dos titãs Hipérion e Téia, e suas irmãs são Selene e Eos. Hélios era considerado um dos titãs, mas não participou de sua rebelião contra Zeus, escapando de ser lançado ao Tártaro. Hélios casou-se com a filha de Oceano e Tétis, Perseis, e seus filhos com ela foram a maga Circe; Eetes, rei da Cólquida; Pasífae, feiticeira e mulher de Minos; e Perses, que destronou a Eetes, mas acabou sendo morto pela sobrinha Medéia, quando esta retornou da Cólquida.

Com Clímene, filha de Oceano e Tétis, foi pai de Fáeton e das cinco Helíades: Mérope, Hélie, Febe, Etéria e Dioxipe ou LampéciaCom a ninfa Rodos, Hélios teve os sete Helíadas: Óquimo, Cércafo, Macareu ou Macar, Áctis, Tânages, Tríopas e Cândalo.

Com a ninfa Neera foi pai das ninfas Lampécia e Faetusa, que guardavam o rebanho paterno na ilha de Trinácria. 
Com a náiade Aegle foi pai, segundo uma versão, das Cárites (Faino e Klêta). Ainda segundo uma variante, com a irmã Selene, Hélios foi pai das Horas.



Participações de Hélios nos mitos

Na Odisseia, Hélios aparece como senhor, em sua ilha sagrada, de rebanhos de vacas e ovelhas que, de tão gordas, já não se reproduziam. Os companheiros de Odisseu, apesar da proibição do herói, devoraram algumas dessas vacas. As vaqueiras Lampécia e Faetusa, filhas de Hélios, avisaram o pai. Hélios pediu então a Zeus que os punisse, ameaçando deixar de ser "o servidor e a luminária" dos deuses e de espargir sua luz sobre os homens. Hélios e Zeus destruíram o navio e todos os homens, exceto Odisseu.

Considerado nos mitos, como o olho do mundo, aquele que tudo vê, tinha o poder, quando emergia do Oceano, de curar a cegueira, como o fez com Órion, mas sobretudo de observar de cima tudo quanto se passava na Terra e no Olimpo. Usando dessa prerrogativa, denunciou à Hefesto o adultério de sua esposa Afrodite com o deus Ares, quando o guardião Alectrião cochilou e esqueceu-se de avisá-los do nascer do Sol. Por isso Afrodite amaldiçoou as descendentes do sol com paixões problemáticas, como aconteceu com Pasífae que se apaixonou por um touro e Medéia que foi largada por Jasão.

No mito do rapto de Perséfone, Hélios vê Hades raptar a deusa, mas Deméter não pensou em perguntar à ele sobre sua filha desaparecida. Ela vagou morosamente pela terra durante meses até que sua amiga, a deusa da bruxaria Hécate sugere que Hélios poderia ter sido uma testemunha ocular .

No conto de Faeton, Hélios deixa seu filho dirigir a biga solar. Ao chegar a África, Faeton perde o controle dos cavalos selvagens da biga solar e começa a cair, isso faz com os homens daquela região que antes eram brancos se tornarem negros. Zeus, que observava tudo, decidiu derrubar Faeton com um raio que acabou matando o filho de Hélios e evitando maiores problemas.

Na mitologia grega tardia e na mitologia romana, Hélios foi progressivamente substituído por Febo Apolo, que Ésquilo (séculos VI-V a.C.) põe, em seu lugar, dirigindo o carro do Sol. Continuou, porém, a ser o deus protetor de Rodes, que em sua homenagem construiu o Colosso de Rodes, uma das Sete Maravilhas do mundo antigo.




Deus Sol : Hélios ou Apolo

Há uma confusão na mitologia grega sobre a identidade do deus do sol. Há historiadores e seguidores da mitologia grega que denotam o papel do deus Apolo, como Deus do Sol, embora seja evidente que os gregos acreditavam em um deus Sol separado.

Hélios é mencionado em vários textos filosóficos e textos poéticos ou ficcionais; por exemplo, Homero é um dos que se referem a Hélios como o deus Sol, alegando que ele era o Deus que podia ouvir e entender tudo o que estava acontecendo na Terra.


fonte: 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Conteúdo fantástico para quem é amante da mitologia grega, como eu!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site. Sensacional.
    Eu particularmente prefiro Hélio que Apollo (como prefiro os Titãs que os olímpicos) acho Hélio e os demais titãs muito encantadores, soltos e menos pomposos e sizufos como os deuses do Olimpo.
    Talvez Hélion e Apollo tenham a mesma origem: o deus sumério Utu/Samash.

    ResponderExcluir
  3. Eu costumo ver Apollo como o Deus do sol e Hélio o Deus Sol

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby