Image Map

2 de outubro de 2012

Ushi-Oni

۞ ADM Sleipnir


Ushi-oni (japonês 牛 鬼 ou う し お に, "boi demônio, também conhecido como Gyūki) é uma classe de yokai pertencentes ao folclore de várias localidades do oeste do Japão, dita habitar regiões próximas a fontes d'água, como praias e encostas. A maioria se assemelha a um ser com a cabeça de boi e um corpo monstruoso e demoníaco, porém muitas variações são conhecidas. Existem versões com o corpo de um boi e a cabeça de um Oni; a cabeça de um boi em um corpo como o de uma aranha ou de um gato; ou mesmo a cabeça de um boi no corpo de um humano vestido com um quimono (no que seria uma versão japonesa do Minotauro).

Apesar de sua morfologia única e variável, todos os Ushi-oni compartilham uma série de características, apontando para uma origem comum. Eles são extremamente cruéis e selvagens, exalam um veneno tóxico e devoram seres humanos. Alguns Ushi-oni são espreitadores, atacando pessoas que se aproximam demais de seus covis; outros são caçadores, vagando pelas costas em busca de presas. Os Ushi-oni mais cruéis devastam as mesmas cidades continuamente, infligindo terríveis maldições ou espalhando doenças. 

Ushi-oni freqüentemente trabalham junto com outros yokais. A versão aracnídea dita habitar as costas das ilhas do norte de Kyūshū e oeste de Honshu, no Japão, frequentemente age em parceria com Nure-onna e Iso-onna. Esses yokais (bastante semelhantes entre si, tendo corpo meio mulher, meio serpente) usam seus encantos para atrair homens desavisados ​​para a beira da água. Quando eles se aproximam, o Ushi-oni ataca e morde as vítimas. A refeição é então compartilhada entre os yokais.


Lendas e Histórias

Na província de Kumano (atualmente distritos de Nishimuro e Higashimuro) existem lendas sobre Ushi-onis habitando poços e cachoeiras. Por lá, as fontes de água são frequentemente chamadas de Ushi-oni-fuchi ou Ushi-oni-taki.

De acordo com uma antiga lenda no Vale de Mino, em Oto, existiu um Ushi-oni com a cabeça de um gato, um corpo bovino de cor amarela com manchas pretas e uma cauda de dez metros de comprimento. Se uma pessoa tivesse a infelicidade de apenas olhar para esse monstro, ficava doente ao ponto de até mesmo vir a falecer.

Em Esumi, na província de Wakayama, existe uma cachoeira que é conectada ao oceano. De acordo com uma lenda, quando a água dessa cachoeira fica barrenta, é aconselhado não ir ao lugar, sob o risco de encontrar com um Ushi-oni no local. Dizem que os gritos da criatura podem ser ouvidos durante a noite, todo dia 23 de cada mês.


Em Susami, há uma cachoeira chamada Kotonotaki. Dizem que um Ushi-oni habita o local, onde costuma matar as pessoas e devorar suas sombras. No entanto, esse Ushi-oni ama álcool, e oferecer um pouco em sua homenagem nas noites de Ano Novo pode proteger uma pessoa de ter sua sombra devorada pela criatura. 

A região de Uwajima na Prefeitura de Ehime, é famosa por seu desfile de carros alegóricos esculpidos com cabeças de madeira. Existem várias lendas sobre Ushi-oni na região. Uma delas alega que eles veneram uma criatura morta por um arqueiro da Província de Iyo (Antigo nome da Prefeitura de Ehime), e outra que foi inventada para assustar os "Tigres do Sul" durante a Guerra Imjin.

Outra famosa lenda envolvendo Ushi-onis, é contada na província de Negoro-ji, na prefeitura de Kagawa. Lá havia um Ushi-oni com uma forma diferenciada, sendo uma criatura bípede e com uma cabeça de boi, com dentes enormes e retorcidos para fora da boca. Ele possuía ainda uma membrana entre os pulsos e axilas, como um esquilo voador. A lenda conta que este Ushi-oni foi abatido perto de um templo há cerca de 400 anos por Yamada Kurando Takakiyo, um guerreiro especialista em arco e flecha. Depois que Yamada matou o monstro, tirou seus chifres e deu para o Templo Negoro-ji , junto com uma imagem que ele pintou do monstro. Esses objetos ainda se encontram até hoje entre os tesouros do templo, onde podem ser apreciados por visitantes. Hoje, uma estátua desse Ushi-oni pode ser vista na entrada do templo.

Estátua de Ushi-oni no Templo de Negoro

Existem lendas sobre Ushi-oni que assumiam forma de jovens mulheres nos distritos de Koza e Nishimuro. Uma dessas lendas conta que um Ushi-oni apareceu na forma de uma bela jovem no Monte Kasane (重畳山), em resposta ao som da flauta de um jovem caçador. O pobre jovem entrou em pânico quando viu a verdadeira forma da jovem refletida em um córrego e atirou nela. No dia seguinte, o Ushi-oni lançou uma maldição sobre o jovem caçador, que enlouqueceu e nunca mais voltou ao normal.

Em Miogawa há uma história sobre um jovem chamado Matanosuke Ueda, que certo dia compartilhou seu almoço com uma moça que apareceu de repente exigindo que ele dividisse sua comida. Matanosuke lhe obedeceu prontamente, saciando a fome da moça, que lhe agradeceu e sumiu repentinamente, tão rápido como havia surgido. Mais tarde, ocorreu uma enchente devastadora, e Matanosuke acabou sendo pego por ela. Quando ele estava prestes a morrer, a moça com que ele havia dividido seu almoço apareceu, assumindo sua verdadeira forma (a de um Ushi-oni) e resgatando-o. De volta ao normal, ela revelou que não poderia continuar vivendo após ter ajudado um ser humano, se dissolvendo em uma poça de sangue e desaparecendo no rio. Devido ao seu ato de bondade, o povo de Miogawa crê que o Ushi-oni que salvou Matanosuke o fez porque mantinha sentimentos amorosos pelo rapaz.

Cultura Popular

As séries de Super Sentais japonesas Kakuranger e Shinkenger trouxeram monstros inspirados em Ushi-onis, dentre outros yokais. Kamem Rider Decade também trouxe um monstro inspirado nele.

Em Naruto, o bijū Hachibi, selado no personagem Killer Bee, é uma referência a um Ushi-oni. Ushi-onis também aparecem nos animes/mangás Gegege no Kitaro e Nurarihyon no Mago. Na franquia de cardgame Yugi-oh, existem pelo menos 3 cartas inspiradas em Ushi-oni.

 

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Há uma carta de monstro de duelo em Yu-gi-oh que se chama Ushi Oni:
    http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20061016013235/yugioh/images/8/81/UshiOni-MP1-NA-C-UE.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais de um http://yugioh.wikia.com/wiki/Abare_Ushioni

      Excluir
  2. Qual o tamanho do ushi oni com corpo de aranha e cabeça de boi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tamanho exato não sei informar, mas é relativamente grande, de acordo com as gravuras mais antigas.

      Excluir
  3. cabo de sair um cap de one piece com uma fruta desse bixo

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby