Os Alusi (ou Alushi, também escrito Arusi ou Arushi) são espíritos adorados e servidos no Odinami, conjunto de crenças e práticas religiosas tradicionais do povo igbo da África ocidental. Cada um dos quais é responsável por um aspecto específico da natureza ou um conceito abstrato.
Existem muitos Alusi diferentes e cada um tem sua própria finalidade e função. Alguns dos mais notáveis Alusi masculinos incluem Igwekaala, o Senhor do Céu, Amadioha; o Senhor dos trovões e relâmpagos, Ekwensu, o Alusi malandro, Ikenga, o Alusi chifrudo da fortuna e da indústria, Ahobinagu, o Senhor da floresta, Aro, o Senhor do julgamento, Agwu, o Senhor da adivinhação e cura, Njoku Ji, o Senhor do inhame e Ogbunabali, o Senhor da morte.
Arte de ikechi |
Existem também várias Alusi femininas, tais como Ahia Njoku, a Senhora do inhame, Anyanwu a Senhora do sol, Ani; a Senhora da fertilidade e da terra, Idemmili, a Senhora mãe do rio Idemili e Owun-miri, a Senhora das águas.
Existem também Alusi que regem as quatro direções do céu:
- Eke (leste);
- Orie (oeste);
- Afo (norte);
- Nkwo (sul).
Os termos Senhor e Senhora tem o significado de "aquele que tem domínio sobre", substituindo os termos deus e deusa, uma vez que o Odinami se trata de uma fé monoteísta onde existe apenas um deus supremo, Chukwu. Os Alusi seriam apenas encarnações de Chukwu.
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.