9 de janeiro de 2017

Alusi

۞ ADM Sleipnir
Os Alusi (ou Alushi, também escrito Arusi ou Arushi) são espíritos adorados e servidos no Odinamiconjunto de crenças e práticas religiosas tradicionais do povo igbo da África ocidental Cada um dos quais é responsável por um aspecto específico da natureza ou um conceito abstrato.

Existem muitos Alusi diferentes e cada um tem sua própria finalidade e função. Alguns dos mais notáveis Alusi masculinos incluem Igwekaala, o Senhor do Céu, Amadioha; o Senhor dos trovões e relâmpagos, Ekwensu, o Alusi malandro, Ikenga, o Alusi chifrudo da fortuna e da indústria, Ahobinagu, o Senhor da floresta, Aro, o Senhor do julgamento, Agwu, o Senhor da adivinhação e cura, Njoku Ji, o Senhor do inhame e Ogbunabali, o Senhor da morte.

Existem também várias Alusi femininas, tais como Ahia Njoku, a Senhora do inhame, Anyanwu a Senhora do sol, Ani; a Senhora da fertilidade e da terra, Idemmili, a Senhora mãe do rio Idemili e Owun-miri, a Senhora das águas.

Existem também Alusi que regem as quatro direções do céu:
  • Eke (leste);
  • Orie (oeste);
  • Afo (norte);
  • Nkwo (sul).
Os termos Senhor e Senhora tem o significado de "aquele que tem domínio sobre", substituindo os termos deus e deusa, uma vez que o Odinami se trata de uma fé monoteísta onde existe apenas um deus supremo, Chukwu. Os Alusi seriam apenas encarnações de Chukwu.

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby